Pequim, China - Daiane dos Santos, 25, disse ontem que continuará competindo ''pelo menos'' até o final do ano. Quer participar da finalíssima da Copa do Mundo, em dezembro, em Madri. ''Depois disso, não sei. Estou pensando cada coisa por sua vez. Não quer dizer que eu vá me aposentar em 2009, eu só não sei o que vou fazer ainda'', afirmou a ginasta, que terminou em sexto na final do solo.
''Preciso terminar os estudos. Não dá mais para ficar sempre no sétimo período, sétimo período (do curso de educação física)'', afirma Daiane, que ontem, apesar de um bom início de série, pisou fora da área delimitada no tablado do solo por duas vezes e também deu passo largo para trás. A gaúcha não aparentou decepção pela colocação na final.
''Cumpri meus objetivos aqui. Queria chegar à final do solo e classificar a equipe para a final. Fiz as duas coisas'', disse. A vencedora foi a romena Sandra Izbasa, com 15,600 pontos, seguida pelas norte-americanas Shawn Johnson (15,500) e Anastasia Liukin (15,425). Daiane obteve somente 14,975 pontos.
Em Atenas-04, Daiane viveu situação semelhante à de Diego Hypólito. Embalada pelo título de campeã mundial em Anaheim-03 e favorita no solo, mas prejudicada por lesões e uma cirurgia, Daiane optou por série com nota de saída alta, cometeu erro e ficou em quinto. Voltou ao país sem medalha. (E.O.)

mockup