A capital paranaense acordou vestida de verde e branco ontem. As comemorações da torcida coritibana começaram pouco antes do jogo terminar e duraram a noite toda com muita festa pela madrugada. Com o empate de dois a dois, no sábado, no estádio Pinheirão, o Coritiba conseguiu seu 30º título estadual e se confirma como o maior vencedor de campeonatos paranaenses do século.
Mesmo jogando mal e depois de levar dois gols nos primeiros sete minutos de jogo, o Coxa conseguiu se superar e chegou ao empate faltando 15 minutos para fim do jogo. O meia Darci, que acabara de entrar, foi que fez o gol do título e iniciou a festa coxa-branca por toda Curitiba.
O Paraná chegou ao primeiro gol aos dois minutos. Reginaldo Vital bateu bem o pênalti que ele mesmo sofreu e abriu a contagem. Aos sete minutos o centroavante Washington entrou livre na área alviverde e bateu forte para fazer dois a zero.
A partir daí o Coritiba se perdeu em campo e o desespero era nítido no semblante dos jogadores coritibanos. O alviverde estava mal e coube ao Paraná as melhores chances de ampliar o placar. Mas a sorte do Coxa começou a mudar aos 25 minutos quando Fernando Diniz tocou a bola com mão e o árbitro apitou falta. Yan rolou para Cléber que encheu o pé. A bola bateu no morrinho e enganou Régis.
No segundo tempo o Paraná pressionava e perdia várias chances de gol. Os dois técnicos promoveram mudanças nas equipes, mas foi a estrela de Abel Braga que brilhou. Ele colocou o meia Darci em campo e foi dos pés dele o gol do título. Darci recebeu o cruzamento de Reginaldo Araújo e tocou de primeira, sem chances para Régis. Começava ali o carnaval coxa-branca.
Quando o árbitro apitou o fim da partida, a cidade explodiu num foguetório há muito não visto em Curitiba. Enquanto os jogadores recebiam as faixas de campeão e davam a volta olímpica o Pinheirão, milhares de coritibanos promoviam um buzinaço ensurdecedor pelas ruas da cidade. A festa era grande por toda Curitiba mas a maior concentração aconteceu no estádio Couto Pereira. O bairro Alto da Glória, onde fica a sede do clube, ficou pequeno para tamanha alegria dos coritibanos. Dois trios elétricos estavam na frente do estádio animando a torcida que invadiu o gramado para comemorar o fim do jejum de nove anos sem títulos.
Os jogadores saíram do Pinheirão desfilando em um carro de bombeiros rumo ao Alto da Glória onde, segundo a Polícia Militar, aproximadamente 30 mil coxas-brancas esperavam por seus ídolos. A diretoria alviverde distribuiu 1.200 caixas de cerveja para os torcedores que, eufóricos, entoavam hinos de amor ao time.
A festa alviverde foi completa mas sem maiores problemas para a Polícia. A operação futebol realizada pela Polícia Militar, registrou 25 ocorrências consideradas corriqueiras, depois da final entre Paraná e Coritiba. Até as 23 horas de sábado, 20 pessoas foram detidas por envolvimento em brigas com torcidas adversárias e arruaças. De acordo com dados preliminares da PM, três onibus da linha convencional foram apedrejados. Os números oficiais serão divulgados hoje pela URBS, empresa que gerencia o transporte coletivo na capital, assim como o balanço completo da operação.
O esquema de segurança coordenado pelo tenente-coronel Oscar Paluch, comandante do 13º Batalhão, teve o reforço de 600 homens na área do Pinheirão e terminais de ônibus da capital. A Companhia de Choque da Ronda Ostensiva de Natureza Especial (Rone), realizou o patrulhamento durante todo o período da partida, nas principais ruas de acesso ao estádio.

FICHA TÉCNICA
Paraná 2
Régis; Wilson (Émerson), Adílson, Milton do Ó e Branco (Edinan); Hélcio, Reginaldo Vital, Valdeir (Lúcio Flávio) e Fernando Dias; Ilan e Washington. Técnico: Márcio Araújo
Coritiba 2
Gilberto; Reginaldo Araújo, Sandro, Leonardo e Fábio Vidal (Jackson); Struway (Darci), Luis Carlos, Reginaldo Nascimento e Yan (Betinho); Cléber e Sinval. Técnico: Abel Braga
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Estádio: Pinheirão, em Curitiba
Gols: Reginaldo Vital (3 do 1º), Washington (7 do 2º), Cléber (25 do 1º) e Darci (31 do 2º)
Renda: não divulgada
Expulsão: SinvalCom o empate conseguido no sábado o Coxa, com 30 títulos estaduais, é o maior vencedor de campeonatos paranaenses do século
Mauro FrassonTorcida do Coritiba recepciona seus heróis: festa por toda a cidade teve ponto alto no Couto PereiraMauro FrassonZagueiros campeões: Struway, Reginaldo Araújo e Luis Carlos comemoram título em cima do caminhão de bombeiros

mockup