SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O técnico Cuca levou quatro jogos de punição por ofensivs proferidas contra o árbitro Leandro Pedro Vuaden, na partida do Atlético-MG contra o Ceará, na sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A punição foi aplicada nesta quarta (28), em sessão realizada pela Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Os advogados do Galo podem recorrer da decisão.

O que deve acontecer de imediato é um pedido de efeito suspensivo para que o treinador possa seguir comandando o Atlético-MG do banco de reservas em competições nacionais até novo julgamento do caso, no Tribunal Pleno do STJD. Das quatro partidas de punição, Cuca já cumpriu uma, que foi a automática pela expulsão no jogo contra os cearenses, no dia 24 de junho.

Como o Galo joga nesta quarta contra o Bahia, às 21h30, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, a punição passa a valer, caso o efeito suspensivo não seja aceito pelo tribunal, no jogo do fim de semana. No domingo, às 16h, o Alvinegro jogará contra o Athletico, no Mineirão, na 14ª rodada do Brasileiro.

A Procuradoria denunciou Cuca com base no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por ofensa. Posteriormente a Procuradoria incluiu ainda o artigo 243-C por ameaça e pediu a intimação e comparecimento da arbitragem da partida para esclarecimentos.

Cuca, após o episódio com Vuaden, se desculpou com o árbitro, a quem chamou de "amigo".

"Considero o Vuaden meu amigo e às vezes a gente fala para os nossos amigos o que não fala com os demais. O que falei não faltei com o respeito e ele me deu o vermelho. Após a expulsão eu perdi a cabeça e acabei falando um monte de besteira ao Vuaden e o ofendendo. Eu me reportei em seguida já no mesmo dia e pedi meu empresário para fazer um texto de arrependimento. Não o vi mais e, por isso, não pedi desculpas pessoalmente. Mais do que me arrepender e reconhecer meu erro, tenha certeza que me puni muito. Jamais agredi alguém e nem tentei. No momento de destempero a gente fala muita coisa. Foi uma mistura de muitas coisas", disse à época o treinador.

Vuaden chegou a dizer que não conseguiu dormir direito naquela noite após os xingamentos do treinador.

"Ele se aproxima e diz que tem nojo e fiquei surpreso com tudo que me foi dito. Me parece que me pegou para ouvir tudo. Naquela noite eu nem dormi. Acho que ficou mais no calor e minha obrigação foi de fazer a transcrição", disse Vuaden.