Cruzeiro tem 48% de chances de ser campeão
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de agosto de 2003
Agência Estado 
São Paulo - O Cruzeiro não precisará nem repetir a campanha do primeiro turno para conquistar o título brasileiro. O time, que conquistou 47 pontos até agora, poderá fazer até quatro a menos na segunda etapa da competição para ser campeão. São Paulo e Santos, que também brigam pela liderança, terão de melhorar um pouco o rendimento e o Corinthians é obrigado a alcançar cerca de 80% dos pontos a serem disputados para levantar a taça.
Os cálculos são do matemático Tristão Garcia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que garante que quem somar 90 pontos ao final do campeonato ficará com o título de 2003. ''O segundo colocado não chegará a essa pontuação.''
Santos, com 44, e São Paulo, 42, têm excelentes possibilidades de conquistar pelo menos uma vaga na Taça Libertadores de 2004. De acordo com Tristão, 80 pontos põem qualquer time na competição. E, por essa contabilidade, o aproveitamento de ambos pode até cair um pouco.
A situação traz um pouco de alívio ao São Paulo, que ganhou apenas um dos últimos nove pontos. Embora queira o título, o presidente Marcelo Portugal Gouvêa deixa claro que seu grande objetivo é uma vaga na competição continental, da qual a equipe não participa desde 1994.
Em relação ao rebaixamento, os clubes paulistas estão em situação bastante confortável, até os que fazem fraca campanha, como a Ponte Preta, que tem 29 pontos. A equipe de Campinas só desce para a Segunda Divisão de 2004 se cair muito de produção. Segundo o matemático, os times que alcançarem 53 pontos não correrão nenhum risco.
Algumas agremiações tradicionais, no entanto, estão ameaçadíssimas, como Grêmio, 22, e Fluminense, 23. Para se livrarem da Série B, gaúchos e cariocas precisarão somar quase 50% dos pontos do segundo turno, bem mais do que conseguiram nas primeiras 23 rodadas. A probabilidade de o Grêmio cair é de 33%, assim como o Fluminense. O Goiás, o pior hoje, tem 38%.
A rodada deste meio de semana, que marca a abertura do segundo turno, será decisiva para os times que ocupam o topo da tabela. Cruzeiro e São Paulo enfrentam-se em Belo Horizonte. Os mineiros, que, pelos cálculos de Tristão, têm 48% de chances de ficar com o título, vão se distanciar bastante dos paulistas se vencerem. Abrirão 8 pontos de vantagem.
''O Cruzeiro tem a vantagem de jogar contra seus principais adversários, São Paulo e Santos, em sua casa no segundo turno'', lembra Tristão. O São Paulo, que tem 14% de possibilidades de ser campeão, não pode admitir derrota. Caso ganhe, ficará apenas 2 pontos atrás do rival. O Santos, com 23%, pode dar um salto importante, encostar no Cruzeiro e praticamente tirar o Atlético Mineiro adversário de amanhã da briga.


