Cruzeiro já está garantido na Libertadores-2015
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Folhapress 
São Paulo - Com a vitória sobre o Santos por 1 a 0, no domingo, na Vila Belmiro, o Cruzeiro se tornou o primeiro clube brasileiro garantido na próxima edição da Taça Libertadores. Mesmo faltando quatro rodadas e com 12 pontos em disputa, os mineiros não perdem a vaga no torneio sul-americano porque o Grêmio, quarto colocado, e Corinthians, que ocupa a quinta posição - somam 60 pontos e se enfrentam no próximo domingo, no Itaquerão. Assim, apenas uma das equipes pode superar os 70 pontos obtidos até o momento pelo Cruzeiro.
Com 60 pontos e apenas três partidas para disputar, o Inter-RS, terceiro colocado, é outro time que não consegue chegar à pontuação da equipe de Marcelo Oliveira.
Quem também está próximo de garantir uma vaga na próxima edição do torneio sul-americano é o São Paulo, que ocupa a vice-liderança. Com 66 pontos, o time do Morumbi atingiu a "pontuação mágica". Desde 2006, quando o Brasileiro começou a ser disputado por 20 clubes, todos os times que atingiram a marca levaram uma vaga na Libertadores do ano seguinte.
No primeiro ano com 20 times na Série A, o Santos obteve a classificação após somar 64 pontos. Em 2007, o Fluminense se classificou com 61 pontos e na quarta colocação. A pontuação do tricolor carioca também garantiu o Flamengo e o Botafogo nas edições de 2012 e 2014 do torneio sul-americano, respectivamente. Em 2008, o Palmeiras foi para a Libertadores ao atingir 65 pontos. Com três a menos, o Cruzeiro disputou a Libertadores de 2010. Já o Grêmio fez 63 pontos para disputar o torneio de 2011.
Além de brigar por uma vaga na Libertadores pelo Brasileiro, o São Paulo também pode conseguir a classificação caso conquiste o título da Copa Sul-Americana. O time está na semifinal da competição e enfrentará o Nacional de Medellín. O primeiro jogo será nesta quarta-feira, às 22 horas. Caso o clube do Morumbi conquiste o título, apenas os três primeiros do Nacional garantem vaga no torneio. Em 2012, a equipe terminou o Brasileiro na quarta colocação com 66 pontos e foi campeã da Copa Sul-Americana. A outra semifinal reúne Boca Juniors e River Plate.
FLU E GALO
Além de São Paulo, Grêmio, Inter e Corinthians, Fluminense e Atlético-MG são os outros clubes que estão na luta para garantir uma vaga na Libertadores-2015 pelo Brasileiro. A equipe mineira é a sexta colocada com 58 pontos, enquanto o Fluminense vem logo atrás com 57 pontos. O Atlético-MG ainda pode assegurar a vaga caso seja campeão da Copa do Brasil. No primeiro jogo da final, venceu o Cruzeiro por 2 a 0.


