Miami, EUA - O brasileiro Cristiano da Matta conquistou o título do campeonato de 2002 da Cart (antiga Fórmula Indy), com três etapas de antecipação, ao vencer o GP das Américas, ontem, em Miami. Ao ganhar a sua sétima prova na temporada, o mineiro de 29 anos somou pontos suficientes para não ser mais alcançado pelo segundo colocado, o também brasileiro Bruno Junqueira, que chegou em quinto lugar na corrida. Ele é o terceiro piloto do País a ser campeão na categoria, repetindo o feito de Emerson Fittipaldi (1989) e Gil de Ferran (2000 e 2001).
Com a vitória em Miami, Cristiano chegou aos 212 pontos no campeonato, contra 143 de Bruno Junqueira. A diferença entre eles é de 69 pontos, mas como faltam três etapas para o final da temporada (dia 17, no México; dia 27, na Austrália; e dia 3 de novembro, nas 500 Milhas de Fontana), só 68 pontos estarão em jogo.
Depois de largar em sexto lugar, Cristiano foi ganhando posições e assumiu a liderança da prova quando Tony Kanaan, que tinha largado na pole, foi penalizado por uma manobra que tirou o neozelandês Scott Dixon da corrida. Além do título e da vitória do brasileiro, a equipe Newman-Haas pôde comemorar a dobradinha em Miami, já que Christian Fittipaldi chegou na segunda colocação o norte-americano Jimmy Vasser completou o pódio e foi o terceiro.
Aos 29 anos, o mineiro Cristiano da Matta fez uma temporada perfeita. Venceu sete das 16 etapas realizadas (Monterrey, Laguna Seca, Portland, Chicago, Toronto, Elkhart Lake e Miami). Ainda subiu mais três vezes no pódio: foi segundo colocado em Montreal e na Inglaterra e foi terceiro em Denver. Diante desses resultados, ele, inclusive, já definiu sua ida para a Fórmula 1 em 2003 o acerto com a Toyota deve ser anunciado oficialmente nesta semana.
''É inacreditável. Eu não esperava ganhar o título justamente aqui'', comemorou Cristiano, feliz por ter sido campeão em Miami, a cidade onde mora. ''Eu estou muito feliz. Não dá para explicar'', continuou o brasileiro, que também assegurou um prêmio de US$ 1 milhão por ter vencido a temporada.