Segunda federação mais antiga do Brasil, a FPRJ (Federação Paranaense de Judô) está completando 60 anos de história. Fundada em 7 de outubro de 1961, a entidade foi idealizada no Norte do Paraná e hoje está presente em todas as regiões do Estado.

Ibiporã recebeu neste mês o Paranaense sub-18, Veteranos e Sénior
Ibiporã recebeu neste mês o Paranaense sub-18, Veteranos e Sénior | Foto: Reprodução/Facebook F.PR.J.

O judô chegou ao Paraná na década de 1930 pelo município de Assaí (Região Metropolitana de Londrina), reduto de muitos descendentes japoneses. Em 1961, um grupo de mestres e professores de três entidades se uniram para formar a FPRJ. Da Liga Londrinense de Judô, Associação Assaiense de Judô, de Assaí, e do Clube Esportivo Cultural Uraiense de Judô, de Uraí (Região Metropolitana de Londrina), surgiu a Federação Paranaense.

"Apenas a Federação de São Paulo surgiu antes da Paranaense. A nossa fundação foi antes ainda do início da CBJ (Confederação Brasileira de Judô). O objetivo foi criar uma associação para cuidar dos eventos que já aconteciam em vários regiões do Paraná", lembra o londrinense Helder Marcos Faggion, atual presidente da FPRJ, com mandato até 2025.

A partir da década de 1950, o judô começou a se popularizar no estado e com isso a necessidade de ter uma entidade para representar e unir todos os praticantes. A Federação Paranaense tem hoje quatro mil atletas filiados, mas o número de praticantes no Estado é muito maior, já que a modalidade é muito desenvolvida em crianças e em escolinhas e projetos sociais.

"Temos hoje uma estrutura física excelente, com sede própria e a presença da entidade em todas as regiões do Paraná. Em termos técnicos, estamos sempre entre as melhores federações do país, com atletas de alto nível e resultados positivos, com medalhas em competições nacionais", afirma Faggion, que tem a graduação de 7º dan.

CELEIRO

Ao longo da história, o judô paranaense teve grandes nomes no cenário nacional e internacional, como Liogi Suzuki, que foi vice-campeão mundial universitário em 1968 e que foi homenageado na festa que comemorou os 60 anos da entidade. A cerimônia foi realizada no dia 9, em Londrina.

Helder Faggion ressalta que as competições estão voltando a ser realizadas no Estado, graças a um controle maior da pandemia do novo coronavírus. Neste mês, Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) recebeu o Paranaense Sub-18, Veteranos e seletiva Sênior, com mais de 300 participantes.

"Os nossos objetivos para o futuro são informatizar mais a entidade, melhorar o nível das competições, buscar projetos de lei de incentivo para os atletas e cada vez mais conciliar a prática esportiva do judô com a educação. Investir na preparação dos professores para a formação de crianças não só atletas, mas cidadãs", completa o presidente.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link