Com o empate do último domingo contra o Santa Cruz, o Coritiba passou a ter apenas um objetivo na Copa João Havelange: fugir da lanterna da competição, na qual está estacionado há cinco rodadas, com 11 pontos em 17 jogos. O resultado frente ao time pernambucano enterrou de vez qualquer chance de ainda buscar classificação. Agora, mesmo que vencesse todos os sete jogos que ainda fará, o Coritiba não atinge mais o número de pontos suficientes para chegar à próxima fase.
Diante da situação, os jogadores até se dizem mais tranquilos para fugir da lanterna. Sem a pressão de ter que vencer para ainda sonhar com a vaga na próxima fase, o time deverá estar mais tranquilo nos próximos jogos. Pelo menos é o que afirma o zagueiro e capitão alviverde, Luis Carlos. ‘‘Vamos tentar buscar mais tranquilidade para vencer as partidas e terminar numa posição melhor’’.
O jogador também não esconde um certo alívio por não haver descenso este ano. ‘‘A situação estaria complicadíssima se houvesse o descenso. Como isso não vai acontecer, temos que manter o objetivo fixo de vencer pelo menos para não terminar na lanterna’’.
O técnico Ivo Wortmann é outro que quer tirar o time da lanterna a qualquer custo. O treinador não escondeu mais uma vez a insatisfação pelo bom futebol apresentado em parte do confronto contra o Santa Cruz que, mais uma vez, não resultou em vitória. ‘‘O time tem alguns altos e baixos, mas cria as condições para vencer e não vence. Temos que continuar trabalhando para buscar a vitória, independente de qualquer situação em termos de classificação’’.
O técnico quer de uma vez por todas que o time aprenda a valorizar a posse de bola e atacar com mais objetividade. Contra o São Paulo – quando deixou o tricolor virar o placar – e contra o Santa Cruz – quando perdeu chances para fazer o gol da vitória –, o treinador disse que o time deixou de ganhar por não saber explorar o bom momento em que vivia nestas partidas. ‘‘Faltou aproveitar melhor a bola e organizar com mais eficiência o ataque’’.
Depois da sétima partida sem vitória, os jogadores voltam hoje aos treinamentos. Na quinta-feira, o alviverde enfrenta o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte. O meia Alexandre deverá voltar ao meio-de-campo no lugar de Lima. A definição de quem serão os titulares deverá acontecer no trabalho de amanhã cedo.