Ed Carlos Rocha
De Curitiba
Coritiba e Maringá iniciam esta tarde a participação dos paranaenses na 1ª Copa Sul-Minas. As duas equipes se enfrentam às 16 horas, no Couto Pereira, em Curitiba, pela chave C do torneio. A rodada terá ainda Inter (RS) e América (MG), em Porto Alegre, e Atlético (MG) e Grêmio (RS), em Belo Horizonte.
A competição promete ser bastante disputada. Isto porque, dos 12 times participantes, apenas quatro passam para a segunda fase. O primeiro colocado de cada grupo – no A estão Inter, Atlético (PR), América (MG) e Avaí (SC); no B Grêmio (RS), Paraná Clube, Atlético (MG) e Figueirense (SC); e no C Juventude (RS), Coritiba, Cruzeiro e Maringá –, que jogam em turno e returno dentro do próprio grupo, mais o segundo melhor colocado geral por índice técnico. Os quatro, então, fazem a semifinal e depois a final.
E se a briga por uma vaga vai ser grande, o Coritiba não quer desperdiçar a chance de conseguir hoje os três primeiros pontos. Apesar do tradicional respeito sempre pregado pelo adversário, os jogadores sabem que o Maringá é teoricamente o time mais fraco do grupo. ‘‘Temos respeito, mas não podemos deixar escapar uma vitória dentro de casa nesse jogo’’, disse o atacante Cléber.
A equipe tem a base do ano passado. De novidade, o meia Carlos Zara e o atacante Marquinhos. A lateral-esquerda também tem novidade. Leandro ou Marcinho será o escolhido pelo técnico Jair Pereira para começar jogando. O zagueiro Leonardo renovou ontem o seu contrato e tem presença garantida. Com isso, Gralak, que estava cotado para jogar, fica no banco de reservas. Os meias Leandro e Veiga e o atacante Marcelo, que ainda não estão com a documentação regularizada, só devem ficar à disposição do treinador na semana que vem.
O Grêmio, por sua vez, joga pensando em estrear ‘‘bem’’ na Copa Sul-Minas, e alcançar um resultado que leve o torcedor ao estádio na próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro. ‘‘Nosso time está começando agora, mas acreditamos no futuro do futebol de Maringᒒ, afirma Jesus Vicentini, diretor do clube.
O técnido Walter Zaparolli tem apenas uma dúvida para a partida de hoje, o meia Benson, que entrou na vaga de Marcelo Araxá, e sentiu dores na coxa no treino de preparação. As opções ficam com a entrada de Daniel Silva no ataque, ocupando a posição de Joel, que vai para o meio. Ou colocar César no lugar de Benson.

FICHA TÉCNICA
Coritiba
Gilberto; Reginaldo Araújo, Leonardo, Flávio e Leandro (Marcinho); Ataliba, Luis Carlos, João Santos e Carlos Zara; Cléber e Marquinhos. Técnico: Jair Pereira.
Grêmio Maringá
Renato; Dan, Marcão, Jadilson e Cris; Rocha, Benson (César) (Joel), Rodrigo e Marquinhos Guarapuava; Joel (Daniel Silva) e Neizinho. Técnico: Walter Zaparolli.
Árbitro: Henrique França Triches (PR)
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Horário: 16 horas