Claudemir Scalone
De Londrina
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem a tabela oficial da 1ª Copa Sul-Minas. A competição reunirá nove clubes dos três estados do Sul do Brasil mais três times de Minas Gerais, num total de 12 equipes. O Paraná, com quatro times, é o estado com maior representação no torneio. Coritiba e Atlético Paranaense estréiam em casa diante de Grêmio Maringá e Avaí, respectivamente. O Paraná Clube jogará fora contra o Figueirense.
A seguir, com três times cada um, vêm Rio Grande do Sul (Internacional, Grêmio e Juventude) e Minas Gerais (Cruzeiro, Atlético e América). Santa Catarina tem apenas dois clubes: Avaí e Figueirense.
A Sul-Minas engloba a série de torneios previstos no calendário da CBF deste ano ao lado do Torneio Rio-São Paulo, Copa Nordeste, Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Os campeões de cada um destes torneios vão disputar no segundo semestre a Copa dos Campeões, cujo vencedor deverá ter como prêmio uma vaga na Taça Libertadores da América de 2001. O Brasil tem atualmente cinco vagas no principal campeonato de clubes do continente americano.
Segundo José Dias, assessor do departamento técnico da CBF, o regulamento da Sul-Minas já está finalizado e será divulgado na segunda-feira.
Mesmo assim, Dias adiantou a fórmula de disputa da competição. O regulamento é bem simples. Os clubes foram divididos em três grupos de quatro times (veja quadro acima). Todos jogarão entre si na primeira fase, dentro das respectivas chaves, em turno e returno. Avançarão para a semifinal os campeões de cada grupo mais o segundo melhor colocado.
O mata-mata semifinal vai reunir o 1º de A x o 2º melhor colocado e o 1º de B x o 1º de C, em jogos de ida e volta. Passa para a final quem fizer mais pontos. Se cada time vencer um jogo, o desempate será o saldo de gols. Se persistir a igualdade, o classificado será o time que fez mais pontos na primeira fase. Os vencedores farão a final em dois jogos.