No ano em que o Coritiba comemora o centenário, o torcedor do clube viu o rival Atlético festejar o título paranaense e o Alviverde, que precisava de uma vitória para tentar a conquista, não passar de um empate sem gols contra o Nacional, ontem, no Couto Pereira, e terminar a competição em terceiro lugar, com 15 pontos.
O Coritiba mostrou desde o início da partida que sentiria as ausências de Marcelinho Paraíba e de Leandro Donizete, que cumpriam suspensões. O time não acertava seu meio-de-campo, com Renatinho muito marcado e Willian, apesar de ser bom marcador, não conseguia armar nenhuma jogada. O Nacional ainda tinha chances de disputar a Série D do Brasileiro, em caso de vitória, e arriscou mais no início do jogo. Aos 13 minutos, Márcio lançou Bruno Flores, que chutou forte e exigiu boa defesa de Vanderlei.
Aos 18, foi a vez de Bruno Flores ir à linha de fundo e tocar para Márcio, que chutou forte rente à trave e quase abriu o marcador. O Coritiba, mesmo com o apoio da torcida, concluiu sua primeira jogada somente aos 20, em uma cabeçada de Felipe após cobrança de escanteio. Antes disso, o time havia se limitado a três cruzamentos na área cortados por Renan, do Nacional.
Aos 23, o atacante Marcos Aurélio recebeu um passe na intermediária e percebeu o goleiro Renan adiantado, mas o chute passou próximo do travessão. A forte marcação do Nacional prevaleceu e o Alviverde pouco produziu até o final da etapa.
No segundo tempo, o Coxa voltou melhor em campo e a entrada de Marlos no lugar de Renatinho e Ramón na vaga de Marcos Aurélio. O time passou a atacar mais e, aos 14, Carlinhos Paraíba cobrou uma falta próxima ao travessão. A partir daí, o goleiro Renan passou a aparecer mais e se tornar fundamental para o empate. Aos 24, Marlos cruzou e Ariel desperdiçou o lance. Aos 28, Ariel cabeceou forte no canto e Renan espalmou, a bola bateu no travessão e, na sequência, o goleiro sofreu falta.
Aos 40 minutos, Renan voltou a salvar sua equipe ao defender outra cabeçada de Ariel, no canto esquerdo. No final da partida, quando a vitória garantiria somente o vice-campeonato, Ramón cabeceou forte para fora, sem marcação.
Com o fim do jogo, restou ao meia Marlos lamentar a perda do título. "Eles vieram para cá com o objetivo de defender, o time deles ficou sempre atrás da linha da bola, mas lutamos, e agora precisamos trabalhar forte e pensar na próxima partida", disse.



EM CURITIBA

Coritiba 0
Vanderlei; Pereira, Rodrigo Mancha e Felipe; Márcio Gabriel, Willian (Guaru), Pedro Ken, Renatinho (Marlos) e Carlinhos Paraíba; Marcos Aurélio (Ramón) e Ariel.
Técnico: René Simões

Nacional 0
Renan; Jackson (Bruno Bastelli), Marcão, Bruno e Renan Silva; Diogo Matavelli, Russo, Hilber (Leandro) e Márcio (Edson Carlópolis); Paulinho e Bruno Flores.
Técnico: Gilberto Pereira

Árbitro: Heber Roberto Lopes
Estádio: Couto Pereira
Público: 15.758 pagantes
Renda: R$ 204.275,00

mockup