O Londrina Country Club receberá, de quinta (16) a domingo (19), o Londrina Open Wheelchair Tennis, válido pelo circuito mundial de tênis em cadeira de rodas e que conta pontos para os Rankings Mundial (ITF) e Nacional (CBT). É a primeira vez que o Estado do Paraná receberá esta competição, que distribuirá U$ 3 mil em premiações.

O tenista Daniel Rodrigues será um dos participantes da competição.
O tenista Daniel Rodrigues será um dos participantes da competição. | Foto: Alê Cabral/CPB

Participarão 20 tenistas no masculino e cinco no feminino, com destaque para Meirycol Duval, Daniel Rodrigues e Ana Caldeira, que representaram o Brasil recentemente nas Paraolimpíadas, e que também compõem a equipe brasileira que representará o país no Mundial por equipes, na Itália.

Um dos organizadores, Marcelo Tebet, ressaltou que o desejo era para que o evento fosse realizado em Londrina desde o ano passado, mas a pandemia impediu, e agora houve a possibilidade de trazer mais um torneio Internacional para a cidade. "O torneio infanto-juvenil de tênis já iremos fazer pelo 34º ano, que já teve nomes como os de David Nalbandian, Guga, Fernando Meligeni. Então, resolvemos dar uma inovada e fazer uma coisa diferente. Surgiu a possibilidade de fazer isso, entramos em contato com a Federação Internacional de Tênis e conseguimos resolver todas as adaptações necessárias para poder sediar a competição", destacou.

"Virão vários tenistas importantes. Devido à pandemia a gente não tem aquele grande número de inscritos, mas vão vir os meninos que disputaram as Paralimpíadas pelo Brasil e que vão representar o País no Mundial da Itália logo depois do torneio de Londrina", ressaltou Tebet.

ADAPTAÇÕES

Ele explicou que o clube fez algumas adaptações para acolher os cadeirantes, como por exemplo todos os espaços para entrar na da quadra agora possuem rampas. "O banheiro foi adaptado também para seguir a norma e todas as instalações estão apropriadas para recebê-los, inclusive a quadra principal. O maior problema era o acesso à quadra, porque na verdade os tenistas não jogam com a cadeira que eles usam para sua mobilidade diária, a cadeira de jogo é totalmente diferente da que eles eventualmente usam no dia-a-dia", explicou.

Sobre a presença de público, Tebet afirmou que há 11 quadras no Country, três delas cobertas, e todas têm uma capacidade muito grande de receber espectador. "Podemos receber de 400 a 500 pessoas, mas obviamente, devido à pandemia, acredito que não teremos mais do que 300 espectadores. O espaço que a gente tem é de 8 mil m². Então não tem problema nenhum com relação a isso, mas vamos manter o pedido para o uso de máscara e álcool em gel. Nós estamos seguindo as normas de acordo com o que a federação internacional nos passou. As pessoas que quiserem vir poderão assistir sem muitos problemas", enalteceu.

Os jogos ocorrerão das 9h às 16h, nos dias 16 e 17, e das 9h às 13h, nos dias 18 e 19/09.