O piloto da Ferrari sofreu um grave acidente ontem, ainda na primeira volta do GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, e fraturou a tíbia e o perônio da perna direita. O escocês David Coulthard, da McLaren, venceu a prova, e Eddie Irvine, da Ferrari, chegou em segundo, igualando-se ao alemão com 32 pontos, na vice-liderança do campeonato. Mika Hakkinen, da McLaren, líder da temporada, não terminou a corrida.
Ficou mais difícil para Schumacher quebrar o tabu de 20 anos sem título da Ferrari. Além de Hakkinen vencer, ano passado, as duas próximas etapas do calendário, o que mostra o quanto a McLaren é capaz em Zeltweg e Hockenheim, o atual campeão do mundo não enfrentará a sempre forte resistência de Schumacher, convalescente da cirurgia a que se submeteu, hoje no General Hospital de Northampton, para a redução das fraturas sofridas. Sua chance de ampliar a diferença entre ambos, que hoje é de oito pontos, é total.
O consolo do alemão foi saber que Hakkinen também não marcou pontos em razão da perda de uma roda mal fixada, cinco voltas depois do seu pit stop, na 25ª volta, quando estava em primeiro.
‘‘Esta é a vitória mais importante da minha carreira’’, afirmou Coulthard, lembrando tratar-se do ‘‘GP de casa’’. Foi a quinta da carreira e a primeira da temporada. Ele não chegava em primeiro desde o GP de San Marino do ano passado. Depois do trabalho de ontem, as suas possibilidades de permanecer na McLaren cresceram.
Ele, segundo piloto da McLaren, ganhou o confronto contra o segundo piloto da Ferrari, Eddie Irvine. ‘‘Grande parte dessa conquista devo à minha equipe’’, reconheceu. Antes do seu primeiro pit stop, na 24ª volta, o escocês estava em terceiro, atrás de Hakkinen e Irvine. O irlandês da Ferrari fez sua parada na volta seguinte, mas a McLaren foi mais eficiente, a ponto de fazer com que Irvine deixasse os boxes imediatamente atrás de Coulthard.
Mas Irvine também colaborou para que a McLaren fosse mais rápida que a Ferrari na operação dos boxes. ‘‘Havia tanta gente da McLaren fora dos boxes que não vi direito onde deveria parar o carro’’, explicou. ‘‘Eu passei um pouco do local programado, o que me fez perder mais tempo (três segundos) que o Coulthard.’’ Apesar de tanto o escocês quanto o irlandês do norte não serem ingleses, a maioria das mais de 100 mil pessoas presentes em Silverstone vibrou com a dobradinha de dois britânicos no GP da Grã-Bretanha, disputado sob forte calor.
Ralf Schumacher realizou o que talvez tenha sido o seu melhor trabalho na Fórmula 1, ao levar sua Williams à terceira colocação, depois de largar em oitavo. ‘‘Estou contente, claro, com o resultado, mas não foi fácil voltar à corrida depois do acidente do Michael (seu irmão).’’ Ralf contou que a Williams lhe informava a respeito de Schumacher durante a prova. ‘‘O novo pacote aerodinâmico (assoalho, laterais e aerofólio traseiro) tornaram o FW21 muito mais veloz.’’
O jovem alemão é agora o sexto no campeonato, com 19 pontos. Ele só não marcou pontos em San Marino e em Mônaco. Já seu companheiro, Alessandro Zanardi, apesar do título de bicampeão da Fórmula Indy, classificou-se em 11º. O italiano não fez nenhum ponto ainda desde que voltou à Fórmula 1. O alemão Heinz-Harald Frentzen, da Jordan, acabou em quarto, confirmando a quarta colocação no Mundial, com 26 pontos, enquanto Coulthard, apesar da vitória, é o quinto, com 22.
Seu companheiro, Damon Hill, que não sabe se pára ou continua correndo, foi o quinto hoje, e Pedro Paulo Diniz disputou outra boa prova ao levar sua Sauber à sexta colocação, depois de largar em 12º. Rubens Barrichello precisou fazer um pit stop a mais (o terceiro), na 47ª volta, quando era o quinto, e acabou em oitavo. Ricardo Zonta abandonou na 41ª volta em razão da quebra da suspensão traseira direita.

Resultado final do GP da Grã-Bretanha de F-1
1) David Coulthard (ESC) McLaren 1h32min30s144
2) Eddie Irvine (IRL) Ferrari a 1s829
3) Ralf Schumacher (ALE) Williams a 27s411
4) Heinz-Harald Frentzen (ALE) Jordan a 27s789
5) Damon Hill (ING) Jordan a 38s606
6) Pedro Paulo Diniz (BRA) Sauber a 53s643
7) Giancarlo Fisichella (ITA) Benetton a 54s614
8) Rubens Barrichello (BRA) Stewart a 1min08s590
9) Jarno Trulli (ITA) Prost a 1min12s045
10) Alexander Wurz (AUT) Benetton a 1min12s123
Classificação após o GP da Grã-Bretanha
1) Mika Hakkinen (Fin) 40 pontos
2) Michael Schumacher (Ale) 32
Eddie Irvine (Irl) 32
4) Heinz-Harald Frentzen (Ale) 26
5) David Coulthard (ing) 22
6) Ralf Schumacher (Ale) 19
7) Giancarlo Fisichella (Ita) 13
8) Rubens Barrichello (Bra) 10
9) Damon Hill (GBr) 5
10) Pedro Paulo Diniz (Bra) 2
Johnny Herbert (ING) 2
12) Pedro de la Rosa (Esp) 1
Olivier Panis (Fra) 1
Jean Alesi (Fra) 1
Alexander Wurz (Aut) 1
Jarno Trulli (Ita) 1

mockup