A Prova Pedestre 28 de Janeiro, comemorativa ao aniversário de Apucarana, que neste ano será disputada amanhã, já tem garantida a presença de atletas de vários estados, incluindo alguns dos melhores fundistas do país. A largada da prova acontece às 20 horas, na Avenida Curitiba, em frente à agência da Caixa Econômica Federal. O percurso é de 12 mil metros, em duas voltas num circuito urbano. A premiação da prova é idêntica a de 97, com a distribuição de R$ 12 mil aos melhores classificados, além de troféus e medalhas. No masculino e feminino, o prêmio para o 1º lugar é de R$ 1.800.
Às vésperas da corrida, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer continua recebendo inscrições de todas partes do País. Entre as as principais equipes que já confirmaram presença destacam-se a Funilense/Asics, Pé de Vento, Polícia Militar de Minas Gerais, São Paulo Futebol Clube, Arpoador/Nike, Unimed/Belo Horizonte e Marinha do Rio de Janeiro.
No masculino, o paulista Elenilson da Silva, que venceu as provas em 94 e 97, vai tentar o ‘‘tri’’. Também disputa a prova com chances de vitória, o paranaense Luis Carlos da Silva, o Atalaia, que há poucos dias foi vice-campeão da meia-maratona de Guaíra.
Outro destaque é o paulista Daniel Lopes Pereira, campeão da 28 de Janeiro em 96, e que recentemente ganhou a prova comemorativa ao aniversário da cidade de São Paulo. Também disputa a corrida de Apucarana, o angolano João N’Tyamba.
FemininoEntre as mulheres já confirmaram participação a paulista Berenice Dias de Meira, vice em 97; e a brasiliense Solange Cordeiro, campeã da 28 de Janeiro em 93, e que neste ano teve excelente performance no Troféu Brasil. Solange, que representou o Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, passou um ano treinando e competindo nos Estados Unidos, e agora já está em Apucarana para adaptação ao clima e circuito da prova.
Também foram contactadas, e devem participar, paulista Rinozeide Vanderlei (Arpoador/Nikke-RJ), campeã da prova em 97, e a paranaense Cleuza Maria Irineu (Londrina), que também já venceu a prova apucaranense.
A professora Luciane Yoshiko, que integra a equipe de organização da ‘‘28’’, assegura que pelo menos seis das dez primeiras colocadas da meia maratona de Guaíra vão participar da prova em Apucarana, neste domingo.

mockup