Adrenalina, habilidade e velocidade são alguns dos ingredientes que não poderão faltar aos participantes da 1 Corrida de Aventura Gravidade Zero, que acontece neste domingo, a partir das 9 horas, em Londrina, e que terá muita disputa entre as equipes pelas estradas rurais, trilhas e córregos do município e um trajeto de canoagem pelos lagos Igapó 1 e 2. A expectativa da organização é que participem 30 quartetos, sendo alguns mistos e outros masculinos.
A competição começa com o congresso técnico, amanhã, às 14 horas, no Centro de Eventos do Catuaí Shopping. Os instrutores Adriano Alves e Dorival Justino apresentarão o regulamento e o mapa da prova e os participantes receberão um treinamento básico de orientação, para que consigam se localizar em um trecho de mata fechada.
No domingo, as equipes largarão em frente ao Catuaí para um trajeto de 3,5 quilômetros de corrida. Chegando ao Igapó 2, dois integrantes de cada quarteto pegarão um caiaque duplo e remarão rumo à barragem do Igapó 1, onde os quatro membros de cada equipe pegarão as bicicletas para um trajeto de 24 a 25 quilômetros.
A seguir, o desafio será a prova de orientação na mata, seguida de 9 a 12 quilômetros de trekking por campos e trilhas. A previsão de retorno das primeiras equipes ao Shopping Catuaí, local da chegada, é entre 11 horas e meio-dia. O percurso total será de aproximadamente 45 quilômetros.
Três equipamentos são necessários para participar da prova: bicicletas, capacetes e dois coletes salva-vidas por equipe. De acordo com Rafael Gonçalves de Oliveira, um dos organizadores do evento, a corrida de aventura é na verdade um enduro a pé. ''Assim como num enduro de motos, teremos os pontos de controle (PCs), pelos quais os atletas terão que passar. A vantagem é que a corrida é um enduro que não agride a natureza'', comparou Oliveira. Segundo ele, o mapa da prova é divulgado somente um dia antes, ''para se criar um nível de dificuldade maior para as equipes''.
As inscrições são limitadas a no máximo 30 equipes e custam R$ 100 por quarteto (R$ 25 por pessoa) e podem ser feitas nas lojas Vital Sports, Aventura.com e Lexx Piercing ou pelo site www.gravidadezero.com.br. Mais informações pelos telefones (43) 3338-7111 e 9971-8455.
O evento é organizado pela produtora Usina de Idéias e tem os apoios da Folha de Londrina, Escola de Aventura Radical Team, Vital Sports, Brudden Náutica, Unimed Londrina, Sign Tech, Guaratuba Chopp, Point 700, Catuaí Shopping, Lenix e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

mockup