O Coritiba garantiu a sua classificação para o quadrangular final do Campeonato Paranaense ao vencer o União por 3 a 1 ontem à tarde, no Estádio Comendador Meneghel, em Bandeirantes. Agora, o Alviverde soma 30 pontos, e torce para tropeços do Malutrom e do Paraná Clube para terminar a primeira fase em segundo lugar e obter vantagens nos confrontos finais. Além é claro de evitar um confronto contra o líder e rival Atlético, que jogará contra o quarto colocado da primeira fase.
A classificação não veio de maneira fácil, como o placar pode sugerir. No primeiro tempo o União tinha facilidade para jogar, especialmente pelas laterais do campo. A estratégia de Ivo Wortmann, de manter a equipe do Coritiba que havia goleado o Malutrom provou ser um grande erro.
O meio-de-campo do Coritiba não conseguia criar jogadas de perigo e não se acertava na marcação. Aos 33 minutos do primeiro tempo, o artilheiro bandeirantino Edinaldo recebeu a bola na intermediária e abriu o placar com um forte chute de perna esquerda.
A vantagem no marcador animou o Leão de Bandeirantes, que continuou a pressão sobre um Coritiba irreconhecível. O time Alviverde foi para o vestiário cabisbaixo, procurando razões para o fraco desempenho. ‘‘O time não está correspondendo. Não sei se é o calor ou o cansaço, mas vamos conversar com o Ivo (Wortmann) e tentar corrigir as falhas’’, lamentava o goleiro Marcelo Cruz.
E foi o que aconteceu. Wortmann substituiu Juliano por Ataliba e Marquinhos pelo estreante Silva, e corrigiu os problemas de posicionamento. O Coritiba voltou ao campo com novo ânimo e começou a segunda etapa pressionando o time do União. Logo aos 3 minutos, o meia Alexandre fez bela jogada e cruzou para Fabinho, que fez o gol que iniciaria a virada Alviverde.
Com o time acertado, o Coxa só não aumentou a vantagem rapidamente devido às boas defesas do goleiro Bizu. O Leão tentava conter as descidas alviverdes e partir nos contra-ataques, mas com as laterais bem marcadas, chegava poucas vezes à meta do Coritiba.
O Coritiba liquidou a fatura com dois gols de Silva, que teve ótima atuação na sua estréia. Aos 28 minutos, o atacante demonstrou oportunismo ao aproveitar um rebote de Bizu e apenas tocar a bola para o gol. Aos 35, em um contra-ataque iniciado por Alexandre, Silva recebeu cruzamento de Enilton, e após deslocar o goleiro selou a classificação coxa-branca.
Mesmo com a vaga garantida para a fase semifinal, o técnico Ivo Wortmann afastou a possibilidade de poupar jogadores no domingo contra o lanterna Francisco Beltrão, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. ‘‘Ainda não chegou a hora do Coritiba descansar. Temos que somar mais três pontos na última rodada, para termos vantagem na fase final.’’ declarou o técnico.