Clube com mais títulos do Paranaense, o Coritiba faturou na tarde deste domingo (3) sua 39ª taça do Estadual para colocar na galeria. Jogando em casa, o Coxa venceu o Maringá por 4 a 2. A partida teve enredo parecido com o jogo de ida – quando o Coritiba venceu por 2 a 1. O Dogão abriu o placar no primeiro tempo, mas o alviverde virou na etapa complementar e marcou quatro gols. Três em seis minutos.

A conquista coloca fim a um jejum de quatro anos do Coxa sem conquistar a competição. A última vez que havia levado o título tinha sido em 2017, em cima do maior rival Athletico. Em 2020 o Coritiba foi vice e no passado o nono colocado. Já o Maringá fica mais uma vez com o vice-campeonato, após perder em 2014 para o Londrina na final.

"Foi um bom começo (de temporada). O trabalho não pode parar, tem que evoluir, melhorar. O patamar aumenta (com a Série A). Temos que dar nosso melhor", destacou Léo Gamalho em entrevista ao NSports (canal pago que transmitiu o Estadual). O atacante ficou com a artilharia do campeonato junto com Igor Paixão, ambos com sete gols.

Festa alviverde no gramado do Couto Pereira após conquista sobre o Maringá com dupla vitória
Festa alviverde no gramado do Couto Pereira após conquista sobre o Maringá com dupla vitória | Foto: Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress

DOGÃO NO ATAQUE

Os donos da casa foram os primeiros a chegar com perigo. Com apenas cinco minutos de bola rolando, Léo Gamalho recebeu de cabeça cruzamento de Egídio. Dheimison defendeu e na sobra Thonny Anderson mandou por cima da trave. A primeira finalização da partida do Dogão foi com rede balançando. Matheus Bianchi, ex-Londrina, aproveitou passe errado de Willian Farias e chutou uma bomba, abrindo o placar.

Apostando no contra-ataque, o Maringá colocou uma bola na trave aos 22 minutos. O Coritiba passou perto de deixar tudo igual com Léo Gamalho, que foi travado por Ronald na hora do chute. Já o Maringá tentou o segundo com João Denini, que desperdiçou.

APAGÃO

O Coritiba voltou para o segundo tempo disposto a decidir o duelo e aproveitou um apagão do adversário para chegar ao objetivo. O cronômetro sinalizava pouco mais de um minuto quando Alef Manga descontou para o Coxa. Igor Paixão cobrou escanteio, Matheus Bianchi cabeceou para trás e, no segundo pau, o atacante soltou um forte chute, sem chance para o goleiro.

O segundo gol saiu, três minutos depois, dos pés de Igor Paixão, que recebeu bom passe de Warley. Aos sete minutos, o Coritiba conseguiu o terceiro gol. Alef Manga tocou para Igor Paixão que, sozinho na área, fez mais um no duelo. Embalado, Alef Manga tentou o segundo dele, porém, Dheimison fez grande defesa. Aos 32 minutos, o time da Cidade Canção diminuiu o prejuízo. João Denoni cruzou, Gui Sales subiu mais que os zagueiros e de cabeça marcou.

O Coritiba fechou o resultado com um golaço. Aos 39 minutos, Léo Gamalho arriscou de fora de área e com chute na medida fez o quarto do Alviverde. O Coxa volta a campo no próximo domingo (10), estreando em casa contra o Goiás na Série A do Brasileiro. Para o Maringá, a temporada se encerrou já que o time do Norte do Estado só conseguiu vaga para Série D em 2023.

FICHA TÉCNICA

EM CURITIBA

CORITIBA 4: Alex Muralha; Warley, Henrique, Luciano Castán e Egídio (Guilherme Biro); Willian Farias (Guillermo de los Santos), Andrey e Thonny Anderson (Robinho); Alef Manga (Val), Léo Gamalho (Clayton) e Igor Paixão. Técnico: Gustavo Morínigo

MARINGÁ 2: Dheimison; Marcos Vinícius, Ronald, Gustavo Vilar e Raphinha; Parrudo (Robertinho), João Denoni (Brito) e Matheus Bianchi; Mirandinha (Gui Sales), Alemão (Davi Ferreira) e Felipe Saraiva (Guilherme Saraiva). Técnico: Jorge Castrilho

Gols: Matheus Bianchi aos 15 minutos do 1º tempo; Alex Manga com 1, Igor Paixão aos 4 e 7 minutos, Gui Sales aos 32 e Léo Gamalho aos 39 minuto do 2º tempo

Árbitro: Lucas Paulo Torezin

Estádio: Couto Pereira

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.