O Coritiba enfrenta o Ponta Grossa hoje, às 15h30, no Couto Pereira, pelo Paranaense, com um espectador especial. No camarote da presidência estará o técnico Abel Braga, 46 anos, contratado ontem para assumir a vaga de Mauro Fernandes, que deixou o cargo na última quinta-feira. No começo da noite de ontem, o presidente João Jacob Mehl ainda não confirmava a contratação, mas Abel Braga, ainda no Rio de Janeiro, já se anunciava como novo treinador. Ele chega hoje a Curitiba por volta do meio-dia, acerta os últimos detalhes e acompanha o jogo à tarde.
Abel Braga chega com o status de último campeão paranaense, título conseguido no ano passado pelo Atlético numa final justamente contra o Coritiba. O treinador afirmou que assume o Coritiba para ser bicampeão. ‘‘Sei que o Coritiba está passando por uma má fase, principalmente por causa de muitas contusões, mas vou fazer os jogadores, titulares ou não, se conscientizar que se estão no grupo é porque podem ajudar o time a vencer e a conquistar o campeonato’’.
O novo técnico, que dirigiu o Bahia no final do ano passado e estava parado desde então, afirmou que ainda não sabe por quanto tempo será assinado o seu contrato, mas adiantou que gostaria de ficar pelo menos dois anos para poder desenvolver um trabalho de continuidade. Ele disse também que a princípio não vai indicar nenhuma contratação até que conheça melhor o grupo.
Enquanto estará apenas acompanhando a partida, o time será dirigido pelo auxiliar Nedo Xavier. A ordem no grupo é vencer para não perder a ponta na tabela. O alviverde é o líder com 16 pontos em sete jogos.
Para o meia Betinho, o importante é o Coritiba continuar na frente, mesmo jogando mal. ‘‘Não temos jogado bem, mas o que importa é não perdermos a liderança para que possamos ter vantagens nos playoffs’’.
Nedo não poderá contar hoje com o atacante Cléber, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Basílio ainda sente dores na virilha e dificilmente será aproveitado. Por outro lado, o zagueiro Flávio, que estava com o nariz quebrado, volta ao time.
A principal novidade é a volta do atacante Sinval, que estava emprestado à Inter de Limeira. A documentação do atleta já foi regularizada e ele vai reestreiar já fazendo promessas. ‘‘Ainda dá para buscar a artilharia do campeonato’’, disse Sinval, querendo ultrapassar Flávio, do Malutrom, que tem cinco gols. A diretoria confirmou ontem a contratação do meia Edilson, de 22 anos, junto ao Ituano (SP).
O Operário/Ponta Grossa precisa vencer o Coritba hoje para manter suas chances de classificação para os playoffs. O time está em quinto lugar. O técnico Wanderley Paiva fez apenas duas alterações no time que ganhou do União Bandeirante no último domingo em Ponta Grossa. Moisés substitui Mauro Dias na zaga, e Daniel retorna ao meio-campo, na vaga de Géia, suspenso.


Coritiba
Gilberto; Reginaldo Araújo, Flávio, Leonardo e Dutra; Luis Carlos, Sandro, Mozart e Betinho; Sinval e Élton. Técnico: Nedo XavierOperário/Ponta GrossaArquivo FolhaO técnico Abel Braga, ex-Atlético, assiste ao jogo hoje no Couto Pereira e começa a trabalhar na segundaEd Carlos Rocha
Kelly Kristina Prudencio