Coritiba quer afastar síndrome do Couto
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Luciano Balarotti<br> Equipe da Folha 
Tentando ampliar a série invicta e buscando ainda a primeira vitória dentro de casa, o Coritiba recebe o Rio Branco, às 18h30, no Couto Pereira. O time de Paranaguá quer confirmar a boa fase como visitante, já que não perdeu nenhum dos dois jogos que realizou nesta condição.
O Coxa, que ainda não levou gol no Paranaense - e aos poucos se aproxima da marca de 1991, quando só viu sua meta ser vazada na oitava rodada -, segue sem vencer no Couto Pereira depois de dois jogos. Para manter o sistema defensivo intransponível, o técnico Ivo Wortmann ganhou um problema, a suspensão de Felipe, ao mesmo tempo em que teve a boa notícia da liberação de Pereira.
Trazido do Grêmio para servir de experiente contraponto para os jovens que formam a maioria do elenco alviverde, o zagueiro, que se contundiu às vésperas do início do Estadual, deve finalmente estrear oficialmente. Sua entrada na equipe evita a necessidade da improvisação de um segundo volante - Rodrigo Pontes - na zaga, que já conta com Rodrigo Mancha fora da posição original.
Outra mudança certa na equipe é na ala-esquerda, já que Guaru é outro a cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo, abrindo espaço para Vicente. A terceira alteração provável, esta de ordem técnica, é a entrada de Renatinho no lugar de Marlos, seguidamente cobrado pelo treinador pela dispersão nas partidas.
Comportamento bem diferente do meia que mostrou muita vontade na segunda etapa do jogo em Paranavaí. "Faltava um meia ofensivo e o Renatinho entrou muito bem nessa função. É um jogador de criação, que se movimenta muito bem, e que coloca os companheiros em chances de gol", resume o treinador, que, no entanto, pode dar uma última chance para Marlos. Caso mexa no time e escale Renatinho, Wortmann buscará uma melhor produtividade ofensiva, já que o ataque alviverde marcou apenas três gols em cinco jogos.
Pelo mesmo motivo, o técnico deve manter a formação que terminou o jogo contra o Vermelhinho, com Pedro Ken deslocado para a ala-direita e Leandro Donizete na cabeça-de-área. "Eu tenho, obrigatoriamente, que privilegiar quem está melhor tecnicamente. É preciso observar os treinamentos, analisar a condição de cada atleta", complementa Wortmann.
Por isso, Hugo e Marcos Aurélio, autores dos dois últimos gols da equipe depois de duas boas tabelas, são nomes certos no time titular. E candidatos a marcar o primeiro gol alviverde no Couto Pereira nesta temporada.
No Rio Branco, a novidade deve ser a estreia do goleiro Thiago, ex-Paraná. O técnico Jonas Silva promove também o retorno do zagueiro Júnior, que cumpriu suspensão na derrota por 2 a 1 para o J. Malucelli. Edimar, que foi improvisado na zaga, deve voltar para o meio-campo.


