Agência Estado
De Campinas e Rio
Um não pode nem ouvir falar em derrota. O outro se satisfaz com um empate. Dessa forma Coritiba e Paraná Clube jogam hoje pelo Campeonato Brasileiro. O alviverde, que não vence há oito jogos e está na 18ª posição, com 10 pontos em dez jogos, enfrenta o Guarani, em Curitiba. O Paraná, na 16ª colocação, com 12 pontos, em oito jogos, encara o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.
A importância do jogo do Coxa pode ser medida pelas declarações do técnico Abel Braga. ‘‘O jogo contra o Guarani é o mais importante da minha carreira. Oito partidas sem vencer é demais.’’ Apesar da sequência de resultados ruins, o treinador prega a tranquilidade e o pensamento positivo. ‘‘Estamos no meio do campeonato. Temos a obrigação moral de nos reabilitar.’’
Para tentar reveter a situação negativa, Abel vai promover algumas mudanças. O zagueiro Flávio, que cumpriu suspensão contra a Ponte Preta, volta; o meia João Santos vai fazer sua estréia no Brasileiro. No ataque uma dúvida. O técnico não decidiu quem será o companheiro de Cléber. Recuperado de uma contratura muscular, Basílio disputam a posição com Robert.
O ataque é um dos pontos que vêm deixando a desejar. Em 10 jogos, os atacantes só marcaram cinco vezes: contra o Vitória, Flamengo, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Cléber, artilheiro do Campeonato Paranaense, marcou apenas duas vezes; Sinval também parou na mesma marca, e Jackson, o reserva, fez apenas um gol. Os outros seis foram de zagueiros e meias.
Depois de vencer o último invicto do campeonato, o Vasco, na quarta-feira, os jogadores do Guarani estão confiantes na vitória contra o Coritiba. O técnico Carlos Alberto Silva decidiu manter o esquema tático 3-5-2.
Paraná Clube – Com base na política de que o importante é somar ponto, principalmente contra adversários teoricamente superiores, o Paraná Clube enfrenta o Vasco da Gama, às 17 horas, no Rio de Janeiro, de olho no empate. Quem espera o resultado é o próprio técnico Valdyr Espinosa. ‘‘Contra um adversário que tem jogadores de qualidade como Edmundo, Donizette, Juninho e Ramom, e joga em casa, um empate está de bom tamanho.’’
E um empate contra o Vasco seria um resultado histórico. Nos cinco confrontos até agora entre as duas equipes ainda não houve resultado de igualdade. O time carioca venceu três e o paranaense, dois. Uma das vitórias aconteceu no próprio estádio do Vasco, em São Januário, em 95, por 3 a 1.
O respeito pelo adversário é tão grande que Espinosa mais uma vez vai alterar o esquema de jogo do Tricolor, que abandona, pelo menos por enquanto, o 3-5-2 e volta para o tradicional 4-4-2. Com isso, Wilson volta à lateral-direita e Branco continua na esquerda.
O objetivo, de acordo com o técnico, é colocar jogadores específicos nas laterais para conter os avanços de Edmundo e Donizette, que costumam jogar bem abertos. Mas os laterais terão liberdade para atacar, já que três jogadores específicos de marcação (Reginaldo Vital, Hélcio e Pingo) vão dar cobertura.
O lateral-direito Wilson vai entrar no lugar de Carlos Alberto Dias, que foi expulso no clássico contra o Atlético no meio de semana. Na frente, o treinador ainda aguardava pela recuperação de Ilan para escalá-lo ao lado de Fernando Diniz. Se não se recuperar, é provável que Nélio entre no time.
O técnico Antônio Lopes espera que o Vasco consiga uma boa vitória sobre o Paraná para que a festa dos 500 jogos sob o comando da equipe cruzmaltina seja completa. Mesmo com alguns desfalques, o treinador confia na sua equipe.

NO COUTO PEREIRA
Coritiba
Gilberto; Wilson Goiano, Flávio, Leonardo e Dutra; Struway, Luís Carª los, Jo€o Santos e Darci; Robert (Basílio) e Cléber. Técnico: Abel Braga
Guarani
Gléguer; Marcelo Souza, Marinho e Edu Dracena; Rafael, André Gomes, Renatinho, Luis Fernando e Rubens Cardoso; Mauro e Marcinho. Técnico: Carlos Alberto Silva
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Estádio: Couto Pereira, em Curitiba
Horário: 16 horas

mockup