Coritiba lutará pelo título para marcar ano do centenário
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de maio de 2009
Luciano Balarotti<br> Equipe da Folha 
Curitiba Marcar o ano do centenário com uma boa campanha no Brasileirão. Este é o desafio que o recém-chegado técnico René Simões propôs a seus jogadores para entrar para a história do Coritiba. Mantendo a base do time que terminou o Paranaense na 3ªcolocação e está nas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Coxa projeta brigar pelo título, mas quer mesmo uma vaga na Libertadores em 2010. Meta que era questão de honra no ano passado para que a participação na competição internacional marcasse os festejos pelos 100 anos do clube , mas não foi atingida pela acentuada queda de rendimento na reta final do campeonato, em que terminou na 9ª posição.
Confiando na volta do treinador que o tirou da Série B, o Coritiba busca reforços para a disputa que terá pela frente. Entre os nomes cogitados para integrar o elenco estão Wagner Diniz e André Lima, pouco aproveitados no São Paulo. Mas deve perder Rodrigo Mancha (que tem pré-contrato com o Santos) e Marlos, com contrato prestes a ser encerrado. Com a provável ida do volante para a Vila Belmiro, o Coxa tenta uma compensação, com a vinda de outro atleta Molina e Triguinho estão entre os preferidos.
Indefinições à parte, a formação básica da equipe está montada e tem como destaque o meia-atacante Marcelinho Paraíba. Principal contratação da temporada, o MPB9 justifica este status com nove gols marcados em 12 jogos média de 0,75 gol por partida. Além dele, o goleiro Vanderlei, os zagueiros Cleiton e Felipe, os meias Pedro Ken e Carlinhos Paraíba (este deslocado para a ala-esquerda), o ala-direito Márcio Gabriel e o atacante Marcos Aurélio são, até o momento, titulares absolutos do time. Nas demais posições existe algum indefinição.
Com qualquer formação, René promete levar o time às primeiras posições. É importante preparar a equipe para fazer o dever de casa e ter uma boa postura fora. Meu pensamento é ser um novo Ênio Andrade para o Coritiba, buscando o título. Quem diria que o Coritiba iria vencer em 1985 antes do campeonato começar? Podemos repetir esta história agora, afirma o sempre motivado treinador.


