Ed Carlos Rocha
De Curitiba
O Coritiba não poderá contar mais com o atacante Basílio para a temporada de 2000. O jogador teve o seu passe emprestado ao Palmeiras (SP) por seis meses. Ele se apresentou ontem ao novo clube. A negociação foi feita diretamente pelo vice-presidente de Finanças do Alviverde, Sérgio Prosdócimo, que é o dono do passe do atleta. Os valores da negociação não foram revelados.
O jogador disse ontem que a transferência veio na hora certa na sua carreira. Com 26 anos, Basílio, que começou no Corinthians (AL), jogou no Coritiba e no Kashiwa Reisol, do Japão. ‘‘A gente tem sempre que buscar coisas novas na vida e atuar num clube como Palmeiras é gratificante para qualquer jogador. Agora é brigar para ser titular’’, disse.
Mas se Basílio sai, Cléber fica. Depois de uma semana de conversas, a diretoria e o jogador entraram num acordo ontem. Cléber acertou parcelar a dívida de R$ 100 mil que o clube tem com ele e renovou por mais dois anos.
A situação dos zagueiros Flávio e Leonardo e do lateral-direito Reginaldo Araújo continua indefinida. Ontem à tarde houve uma nova conversa entre eles e a diretoria. No entanto, ainda não houve acordo com a questão salarial.
Ontem o Alviverde dispensou o meia Tupan, ex-Moto Clube, e o atacante Abidi, que veio do Servete, da Suíça. Os dois não entusiasmaram muito o técnico Jair Pereira. Hoje o Coritiba apresenta o atacante Marcelo, 22 anos, que começou no Paraná Clube, esteve no futebol francês e vinha jogando no Defensor, do Uruguai.
Atlético – O meia Silvinho, recém-contratado pelo Atlético Paranaense junto ao Guarani de Campinas, já está treinando no Rubro-Negro. Hoje deve chegar o meia Everaldo, também da equipe paulista. O goleiro Flávio ainda não renovou contrato. Por conta disso, a diretoria trouxe o goleiro Nicolas, que também deve se apresentar hoje ou amanhã. O zagueiro Leonardo é outro que ainda não definiu a sua permanência no clube para a temporada de 2000.
O Atlético ainda não desistiu do volante Axel, cujo passe pertence ao São Paulo. Segundo o diretor de futebol, Samir Haidar, enquanto o jogador não for emprestado para outro clube ou acertar com o São Paulo, o Rubro-Negro não irá perder as esperanças de tê-lo de volta.
Paraná Clube – A diretoria do Paraná Clube garantiu ontem a permanência do meia Lúcio Flávio por mais dois anos no clube. Lúcio tinha contrato até julho deste ano, mas como o contrato havia sido feito apenas para que ele pudesse ser emprestado ao Inter (RS), em julho de 99, houve um novo acerto salarial.
O Tricolor pode definir a contratação de dois jogadores, que já estão treinando no clube, em caráter de teste, a pedido do técnico Abel Braga. É o volante Frazon, ex-Vasco, e o lateral-esquerdo Marciano, que jogava pelo Primavera, de Indaiatuba, da Série B-1A do futebol paulista. Os juniores Darci, Márcio, Flávio, Juliano, André, Émerson Goiano e Evandro se apresentam hoje ao técnico Abel Braga.