O Coritiba é o segundo time matematicamente rebaixado para a série B em 2021. A queda de divisão foi confirmada após a derrota para o Santos por 2 a 0, no sábado (13), na Vila Belmiro. É o sexto rebaixamento da história do Coxa, o quarto na era dos pontos corridos. O Alviverde foi rebaixado nos anos de 1989, 1993, 2005, 2009, 2017 e 2020.

O Coritiba é o penúltimo colocado da série A, com 28 pontos, e se junta ao Botafogo, lanterna, que já havia sido rebaixado. O time paranaense havia voltado para a primeira divisão em 2019, mas agora cai novamente.

Em 35 partidas, o Alviverde conquistou apenas seis vitórias e acumulou ainda dez empates e 19 derrotas. A equipe do Alto da Glória vai cumprir tabela nos confrontos contra Palmeiras, Ceará e Atlético Goianiense.

Com a queda do Coxa, o futebol do Paraná terá três equipes na série B 2021: Londrina, Operário e Coritiba, já que o Paraná Clube foi rebaixado para a série C. Falta agora apenas a definição dos últimos dois adversários do LEC na série B. Faltando duas rodadas para o término da série A, Vasco e Goiás seriam as outras duas equipes rebaixadas hoje. Bahia, Fortaleza e Sport ainda correm risco de queda.

A série B está programada para começar no dia 29 de maio e a última rodada está agendada para o dia 27 de novembro.