Fernando Tupan
De Curitiba
Começa amanhã a temporada do futebol paranaense. Jogadores do campeão e do vice-campeão estadual de 99 – Coritiba e Paraná Clube – se apresentam para o início dos trabalhos da pré-temporada. O elenco do Atlético só se apresenta no próximo sábado.
A reapresentação do Coxa promete ser concorrida com a chegada de oito novos contratados. No Tricolor, a diretoria decidiu não fazer contratações mas tem o desafio de renovar os contratos de seus principais atletas.
A instabilidade que rondava o Alviverde nas últimas semanas foi resolvida com a decisão do presidente Jacob Mehl em contratar Jair Pereira para substituir Ely Carlos, que nem chegou a assumir o cargo.
Os torcedores Coxas não devem esperar muito dos novos reforços que chegam amanhã. Todos são jovens e desconhecidos. Dois deles estão vindo do futebol europeu. Mehl cita o exemplo de Mozart para justificar essas contratações.
Outros seis estarão chegando do interior paulista. O volante Ataliba, revelação coritibana no Campeonato Brasileiro, foi descoberto na Ponte Preta. O único problema do Coritiba para este ano continua sendo na meta. O goleiro Gilberto ainda não renovou e o Fluminense demonstrou interesse na sua contratação.
Jair Pereira que chega a Curitiba na terça-feira, terá poucos problemas para escalar o Alviverde neste primeiro semestre. A base da equipe será a mesma do Campeonato Brasileiro – sem as presenças do meia Darci e do lateral-esquerdo Dutra, devolvido ao Santos: Gilberto; Reginaldo Araújo, Flávio, Leonardo; Ataliba, Mozart, João Santos; Basílio e Cléber.
Paraná Clube – O Tricolor inicia o ano totalmente reformulado. Ronaldo Alfredo, Souza e Perivaldo foram contratados e dez jogadores deixaram o clube: Régis, Reginaldo Vital, Valdeir, Edinho Baiano, Nélio, Branco, Adílson, Jorginho, Carlos Alberto Dias e Pingo. O zagueiro Ageu e o atacante Tico, que estavam emprestados, serão reintegrados para as disputas da Copa Sul-Minas e do Paranaense.
O time-base para esta temporada deve ser: Marcos; Wilson, Milton do Ó, Hilton e Ronaldo Alfredo; Perivaldo, Souza, Everaldo e Evandro; Washington e Ilan. O problema da diretoria Tricolor será a renovação do contrato do atacante Washington, que se encerrou no último dia do ano. Até o momento o jogador ainda não foi procurado. Ele espera definir o novo contrato antes de retornar aos treinamentos.
Atlético – A agitação do representante paranaense na Copa Libertadores da América começa amanhã com a chegada dos dirigentes Antônio Carletto e Valmor Zimmerman das férias. Espera-se o anúncio de novas contratações. Gauchinho, atacante que passou pelo futebol paranaense e estava no Cerro Porteño, do Paraguai, é um dos possíveis reforços. O clube paraguaio tinha prioridade na aquisi do passe, desde que depositasse US$ 1,2 milhão até o dia 31.
Se for contratado, Gauchinho se apresenta no Centro de Treinamentos do Caju, no bairro do Umbará, juntamente com Cabañas e Jorginho.
O treinador Oswaldo ‘Vadão’ Alvarez não terá muitos problemas para montar o time. Por enquanto o Rubro-Negro só perdeu o lateral-direito Alberto, vendido ao Udinese, da Itália, e os volantes Fabiano e Axel, que retornaram a seus clubes.