Os jogadores do Coritiba apostam na ‘‘maturidade’’ do time para conseguir hoje contra o Juventude, às 20h30, em Caxias do Sul, a sexta vitória fora de casa nesse Campeonato Brasileiro. Segundo os atletas, o alviverde já provou que não se intimida fora de Curitiba e que tem conseguido as vitórias porque joga de igual para igual.
O meia João Santos cita o jogo contra o Grêmio, no último domingo, como exemplo da maturidade do time. ‘‘Enfrentamos o Grêmio em sua casa e jogamos para vencer, sem demonstrar inibição, como acontece com algumas equipes diante de adversários de tradição no futebol. Isso tem sido o responsável pelas vitórias fora de casa’’.
Para o meia, a explicação para o desempenho razoável em Curitiba, onde ganhou apenas duas vezes, está na qualidade dos adversários que o Coritiba enfrentou. ‘‘Empatamos com Santos, Corinthians e Sport, que estiveram sempre nas primeiras colocações. Mas mesmo assim, não fomos inferiores a nenhum deles’’.
O zagueiro Flávio afirmou que confia numa vitória do alviverde hoje à noite porque a maturidade do time se reflete em inteligência. ‘‘Estamos sabendo jogar sem dar espaço aos adversários, com uma marcação eficiente. Além disso, o time toca bem a bola e mostra tranquilidade para atacar’’.
Com 29 pontos ganhos e na sexta colocação, o Coritiba busca um resultado positivo para ficar perto da classificação à próxima fase. O próprio clube calcula que com mais seis pontos já está garantido entre os oito que vão continuar na competição.
Na partida contra os gaúchos, o técnico Dario Pereyra não poderá contar com o volante Reginaldo Nascimento, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Struway, que era o titular, volta à posição.
O Joinville Estacionado nos 19 pontos, muito perto do grupo que está sob ameaça de rebaixamento, o Juventude necessita ganhar do Coritiba. A atração da partida é a estréia do novo técnico do clube de Caxias do Sul, Cláudio Duarte. Ele substitui Lori Sandri que, mesmo tendo sido o treinador que levou a equipe à conquista inédita do campeonato estadual em 1998, não conseguiu segurar o cargo na má fase.
Cláudio Duarte precisará sacudir o time para cruzar a barreira dos 20 pontos. Afinal, dos últimos dez jogos o Juventude só ganhou um. Com a derrota para a Portuguesa (2 a 1) na última rodada, ocupa o 17º lugar com um aproveitamento, bastante insatisfatório, de 37,2%. O novo técnico promoverá, pelo menos, uma alteração no ataque. Sandro Sotilli deverá reassumir uma das duas vagas, ao lado de Rodrigo Gral. É mais uma tentativa com o jogador que, depois de boas atuações no Campeonato Gaúcho, entrou em crise técnica.

mockup