Das agências
De Quito
Valeu a pena passar seis dias em Quito como preparação para enfrentar uma altitude de 2.850 metros. O Corinthians retorna do Equador com uma vitória por 2 a 0 sobre a fraca Liga Deportiva Universitaria (LDU), o primeiro lugar do Grupo 3 da Libertadores da América e pode garantir, hoje à noite, uma das duas vagas da chave para as oitavas-de-final. Os corintianos torcem por uma vitória do Olimpia sobre o América, na Cidade do México. Com a vitória, o Corinthians lidera o grupo com 10 pontos. O Olimpia soma 7, um a mais que o América. Na última rodada, na próxima quarta-feira, o Corinthians recebe o Olimpia, enquanto o América pega a LDU, em Quito.
Apenas os primeiros 18 minutos do jogo de ontem à tarde foram interessantes. A LDU começou pressionando, sempre pelo lado esquerdo da defesa brasileira. Kléber, que já não é forte na marcação, ainda sentia a falta de apoio na cobertura. Com isso, De La Cruz aproveitou para criar boas chances pelo setor. Dida fez duas grandes defesas em quatro minutos. Logo a um minuto de jogo, o goleiro desviou um chute forte de De La Cruz. Aos 4, defendeu uma finalização à queima-roupa. Em sua primeira chance, o Corinthians abriu o placar. Marcelinho cruzou a bola da direita e, desta vez, foi a defesa equatoriana que falhou. Luizão conferiu: 1 a 0. A partir de então, o jogo perdeu em emoção e qualidade técnica.
No segundo tempo, o Corinthians voltou ainda pior. A LDU só não empatou por total falta de competência de seus jogadores. Hurtado ganhava todas as disputas de bola de cabeça, mas errava o alvo. Quando Dida não defendia, a trave ajudava. Foi assim aos 17 minutos, com Córdoba, em um chute de longe. No fim da partida, por duas vezes o goleiro do Corinthians impediu o gol equatoriano. No contra-ataque, Marcelinho lançou a bola para Dinei. O novo talismã corintiano invadiu a área e definiu o jogo: 2 a 0, aos 43 minutos.
Depois de vencer a LDU em Quito e praticamente garantir a classificação para as oitavas-de-final, o Corinthians tem como meta terminar a primeira fase do torneio em primeiro lugar. Para isso, o time precisará vencer o Olímpia no Pacaembu, na próxima quarta-feira, ou empatar, caso os paraguaios não vençam o América, hoje à noite, no México.
Se conseguirem o objetivo, os brasileiros enfrentarão o Rosario Central, da Argentina, na próxima fase. ‘‘Queremos o primeiro lugar para decidir a classificação em casa. Essa é uma vantagem da qual não podemos prescindir’’, afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira.
Caso termine em 2º, o Corinthians enfrentará o América, da Colômbia, na altitude de Cali. ‘‘Se pudermos, vamos evitar jogar novamente na altitude. Nossa meta é ficar em primeiro e decidir a vaga no Pacaembu’’, disse o goleiro Dida.