SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Corinthians divulgou na noite desta quarta-feira (23) que vai rescindir o contrato do lateral Danilo Avelar, 32, após o jogador fazer um comentário racista enquanto jogava um game online. O vínculo do atleta com o clube é válido até dezembro de 2022.

Durante uma sessão de Counter-Strike: Global Offensive, um jogo de tiro, na noite de terça (22), Avelar atacou um adversário em uma postagem: "Fih [filho] de rapariga preta".

Após tomar conhecimento do ocorrido, o time alvinegro disse que iria apurar o caso antes de tomar uma medida. Horas depois, informou que irá romper o contrato com o lateral.

"O Corinthians informa que está em contato com o atleta Danilo Avelar e seus representantes a fim de discutir e formalizar as medidas cabíveis para o encerramento do vínculo", diz o comunicado do clube.

Em resposta às reações nas redes sociais pedindo o afastamento do atleta, a diretoria afirmou ainda "que repudia toda e qualquer manifestação de conotação racista, coerentemente com sua história de defesa da igualdade e da democracia."

Em um texto publicado nas redes sociais, Avelar reconheceu o erro. "Gostaria de me desculpar com todos, sem exceção, mas sobretudo com a comunidade afrodescendente. De coração aberto, estou disposto a fazer desse erro um aprendizado honesto e integral", escreveu.

O atleta disse que aprendeu com o ocorrido. "Este caso me abriu os olhos para este grave problema em nossa sociedade. A reflexão que fica é que devemos fazer mais para combater o racismo com vigor e urgência, sem brechas nem exceções."

Danilo Avelar foi contratado pelo Corinthians em 2018, por empréstimo, do Torino (ITA). Após ser campeão paulista como titular no ano seguinte, ele teve seus direitos econômicos comprados pelo clube.

Em outubro de 2020, ele rompeu o ligamento cruzado do joelho direito. O jogador ainda está em processo de recuperação. Ao todo, ele fez 110 jogos pelo time e marcou 12 gols. O último jogo dele foi contra o Santos, em 7 de outubro, no empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.