São Paulo, 20 (AE) - Um teste para verificar o grau de maturidade da equipe. Assim, a comissão técnica do Corinthians encara a partida de amanhã, às 22h30 (de Brasília), com transmissão pela Bandeirantes e Globosat/SporTV, contra o San Lorenzo, em Buenos Aires, pelas quartas-de-final da Copa Mercosul. O jogo de volta está marcado para quarta-feira, em São Paulo.
O técnico Oswaldo de Oliveira tem em mãos um time titular com média de idade superior a 25 anos e seis jogadores com passagem pela seleção brasileira, além de Rincón, da seleção colombiana. Mesmo assim, entende que o Corinthians ainda carece de experiência internacional.
Para Oswaldo, os jogadores são tarimbados, mas o time, não. "O Corinthians está formando uma estrutura para disputar várias competições deste nível, coisa que equipes como o Vasco e o Palmeiras já têm. Assim, ele justifica o desempenho inferior do time quando enfrenta adversários estrangeiros. "Nós temos jogadores de seleção, reconhecidos no mundo todo, e essa fama de que o time não vai bem em jogos internacionais não é boa para ninguém, disse Rincón.
Oswaldo espera que a vontade de "emancipação dos seus jogadores aumente o empenho do time na Mercosul, um torneio que, desde a sua criação, ainda não despertou entusiasmo nos atletas. "Acho que o simples fato de o confronto ser eliminatório, agora
será suficiente para acirrar nossos ânimos, disse. O treinador quer o time firme nas divididas, sem, no entanto, perder o controle e entrar em provocações. Oswaldo e os jogadores não escondem que o empate amanhã é interessante.
Outra preocupação do treinador é ter de enfrentar o Atlético-PR, sábado, pelo Brasileiro, menos de 48 horas após a partida de amanhã à noite. "Até os atletas estão temerosos, como me falaram na reunião que tivemos. Além de Rincón, que, suspenso, não joga sábado, Oswaldo deve poupar outros jogadores. Ricardinho, Marcelinho e Edílson são os primeiros da lista.
Essa decisão, porém, será tomada pelo fisiologista Renato Lotufo e o preparador físico Antônio Mello. "O Mello é um especialista nessa questão e tem um grande feeling para perceber o momento de tirar um ou outro atleta, afirmou Oswaldo. O volante Gilmar voltou a sentir dores no joelho, recentemente operado, e pode passar por nova cirurgia.
Pressão - Como vem fazendo nos jogos pela Mercosul, a diretoria do San Lorenzo, líder do Campeonato Argentino, ao lado do River Plate, baixou o preço dos ingressos para amanhã. O técnico Oscar Ruggeri sonha com uma goleada para poder jogar tranquilo em São Paulo. "Gostaria de vencer o Corinthians por 4 a 0, pois, assim, toda a obrigação e pressão passariam a ser deles, disse.
Ruggeri ainda se mostra inconformado com o fato de ter de decidir a classificação no Brasil. "É uma loucura e uma injustiça, porque nós ganhamos o nosso grupo e o Corinthians conquistou a classificação por uma moeda (sorteio com o Boca Juniors), justificou.
A Confederação Sul-Americana confirmou hoje as datas do confronto Flamengo x Independiente: dias 2, em Buenos Aires, e 5
no Rio.

mockup