Sçao Paulo - E se em vez de Jô, fosse Nilmar a chutar cara a cara no 4 a 2 da Vila Belmiro, nesse Brasileiro? E se Robinho não tivesse voltado a atuar pelo Santos logo naquele clássico? E se o Corinthians tivesse sido mais orientado a marcar Giovanni, que decidiu o jogo? Hoje, às 20h30, como numa volta no tempo, o Corinthians terá a chance de corrigir seus erros num clássico, graças às confissões do árbitro Edilson Pereira de Carvalho e à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
E se o Corinthians vencer, quebra-se o maior tabu da história recente contra o Santos 11 jogos sem vitória após o surgimento de Robinho , e o torneio ganha um time favorito, com seis pontos de vantagem em relação ao segundo. Cabe ao Santos, 11 pontos atrás do rival e líder, provar que o que passou não passou para encurtar a diferença e ainda sonha com o tricampeonato nacional.
O ataque da Vila é outro. Há 74 dias, Robinho estava fora de forma, e o malsucedido Frontini, que perdeu um gol de voleio nos primeiros minutos do clássico, tiveram atuação apagada. Hoje, o time conta com matadores de mais renome: Cláudio Pitbull e Luizão citados no site da Fifa em artigo sobre a dificuldade santista de compensar a saída do novo astro do Real Madrid.
O técnico Nelsinho Baptista, que substituiu Gallo, vencedor naquele dia, vai escalar apenas um deles, acreditando que Giovanni deve ficar no ataque. ''Percebi que o Santos precisava mudar porque para mim ele (Giovanni) pode render muito mais'', afirmou o treinador ontem.
O Corinthians também mudou. Nilmar virou esperança de gols, só se aguarda a confirmação de Tevez, que atuaria ontem pela Argentina contra o Uruguai. Mas a grande lição de 31 de julho para o Corinthians foi a de não deixar Giovanni livre. ''Acho que ele deverá ter uma marcação especial'', disse o meia Rosinei.
Para o jogador, é importante marcar a saída de bola santista. ''Não podemos deixar a jogada chegar no Giovanni nem no Ricardinho'', declarou Rosinei, que atuou na lateral direita no coletivo de ontem. Mas o mais provável é que Antônio Lopes escale Coelho se não puder contar com Eduardo, que teve trauma no pé.

EM SANTOS

Santos

Saulo; Paulo César, Ávalos, Luís Alberto e Kleber; Fabinho, Zé Elias, Heleno e Ricardinho; Giovanni e Cláudio Pitbull (Luizão). Técnico: Nelsinho Baptista

Corinthians

Fábio Costa; Eduardo (Coelho), Marinho, Betão e Gustavo Nery; Wendel, Bruno Octavio, Roger e Rosinei; Tevez e Nilmar. Técnico: Antônio Lopes

Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP)
Estádio: Vila Belmiro
Horário: 20h30

mockup