Corinthians tem chance de afastar crise
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Das Agências 
São Paulo - A chance para dar um bico na crise e ganhar confiança para a reta final da temporada. É assim que o Corinthians enxerga o duelo com o Grêmio pela Copa do Brasil. O primeiro duelo é hoje, às 21h50, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Sem vencer há seis partidas no Campeonato Brasileiro, o time do técnico Tite está a nove pontos do rival desta noite na tabela de classificação, o último dentro do G4 que leva à Taça Libertadores em 2014. O próprio treinador também já admitiu que o clube está fora da briga pelo título nacional, o que acabou por desagradar ainda mais boa parte dos dirigentes e da torcida, que cobram o time pelo alto investimento feito para esta temporada.
Restou então brigar pela Copa do Brasil, a saída que o alvinegro tem para conquistar outro título ainda em 2013 e garantir de quebra a vaga na próxima edição competição continental. A declaração de Tite no início da semana mostra bem qual o sentimento do Corinthians para o jogo desta noite. "Precisamos tirar alguma vantagem desse jogo. Não preciso nem falar, é uma competição com características diferentes. Levar vantagem no primeiro jogo, qualquer que ela seja, é bom", afirmou o técnico.
Em campo, o confronto promete ser quente, como em outras oportunidades. Esta será a sexta vez que o alvinegro paulista e o tricolor gaúcho vão se encontrar pela Copa do Brasil. Os duelos mais marcantes são as finais de 1995, que teve o Corinthians campeão, e de 2001, quando o Grêmio, que tinha Tite no comando, deu o troco e levou o título em pleno Morumbi. Nas outras três vezes em que duelaram no mata-mata da Copa do Brasil, sempre deu Grêmio. Foi assim nas quartas de final de 1991, nas oitavas de final de 1994 e também nas semifinais de 1997. Nos dois últimos casos, o Tricolor também foi campeão.
Apesar da má fase do rival, o zagueiro Rhodolfo, que está acostumado a enfrentar o Corinthians desde os tempos de São Paulo, pediu respeito. "É sempre difícil enfrentar o Corinthians. Tem qualidade e é forte em casa. Não importa a fase. Até pouco tempo estava muito bem. Vai nos dar muito trabalho", avaliou o zagueiro.
O Corinthians deverá ir a campo com uma única alteração em relação ao time que empatou sem gols com o Cruzeiro no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro: o atacante Paolo Guerrero retorna no lugar de Romarinho. Suspenso, o peruano não enfrentou o líder do nacional. Dessa forma, Emerson Sheik será o companheiro dele no ataque, com Alexandre Pato mantido como opção no banco de reservas.
Do outro lado, o técnico Renato Gaúcho tem problemas na defesa. Titular contra o Vitória, pelo Brasileiro, Saimon se machucou no treino e é dúvida. Se ele não jogar, o mais provável é que Zé Roberto retorne ao meio-campo e a equipe deixe o esquema com três zagueiros para atuar no 4-4-2, com três volantes.
EM SÃO PAULO
Corinthians
Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Maldonado, Danilo, Douglas e Emerson Sheik; Guerrero. Técnico: Tite
Grêmio
Dida; Saimon (Zé Roberto), Rhodolfo e Bressan; Pará, Ramiro, Souza, Riveros e Alex Telles; Kléber e Barcos. Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Estádio: Pacaembu
Horário: 21h50


