São Paulo - O cenário que há três dias se desenhava nebuloso se transformou em um panorama favorável e promissor ao Corinthians. Se vencer o Figueirense neste sábado, às 18 horas, no Pacaembu, pela 18. rodada, voltará abrir vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro e conquistará antecipadamente o simbólico título de campeão do primeiro turno.
Parece pouco. Mas é muito para uma equipe que entrou em campo na última rodada pressionada pelo resultado positivo. Não só venceu, após estar perdendo por 2 a 0 para o Atlético Mineiro, como viu, um dia depois, os concorrentes Flamengo e São Paulo tropeçarem. ''Não gosto de torcer para os outros perderem. Nem assisti a esses jogos, vi o compacto depois'', disse Tite. ''Sei que é um campeonato difícil e que as situações acontecem muito rápido''.
O Corinthians, com 37 pontos, pode chegar a 40 neste sábado, seis a mais que o Flamengo. Ainda que perca o clássico contra o Palmeiras, na última rodada, terminaria o primeiro turno na liderança pelo número de vitórias. No ano passado, o Fluminense, que acabou sendo o campeão, terminou o primeiro turno com 38 pontos - um aproveitamento de 66,7%.
Na história dos campeonatos de pontos corridos - desde 2003 -, o time que terminou o primeiro turno na frente só não ganhou o título em duas edições. ''É um parâmetro consistente. Dá trabalho e confiança. E quero que esse índice de aproveitamento (agora de 73%) extraordinário esteja sempre conosco''.
Tite comemorou demais ter mantido a ponta porque passou por momentos difíceis no campeonato, muito por causa dos desfalques da equipe. Nesta sexta-feira, em um desabafo, listou os problemas que, segundo ele, abalaram a equipe: ''Perdemos três laterais-esquerdos, usamos nossos três goleiros, o Alessandro ficou fora e tive um centroavante que foi operado''.
Com a vitória em Minas Gerais, Tite ganhou muitos pontos com a diretoria ao acertar na substituição que fez na partida contra o Atlético, trocando um lateral por um atacante. Passou a receber elogios em vez de críticas por não trocar ''seis por meia dúzia'', segundo dirigentes. E salvou sua pele com a vitória, já que havia três rodadas que o time não vencia.
Obstinado pela repetição, Tite disse que vai manter o esquema que começou o jogo em Minas Gerais, mas não descartou que possa começar uma partida com Jorge Henrique de lateral-esquerdo. ''A equipe vai manter o sistema 4-2-3-1. É a forma que vínhamos jogando. Fica o pepino para o técnico descascar. São quatro vagas para cinco atletas em grande momento''.
A única alteração em relação à equipe que venceu o Atlético será a volta do zagueiro Chicão. Alessandro está confirmado na lateral direita e Welder continua na esquerda.
No Figueirense, o técnico Jorginho não contará com o meia Elias, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para a vaga do camisa 10, o treinador chamou Fernandes.





EM SÃO PAULO

Corinthians

Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Welder; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson. Técnico: Tite

Figueirense

Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor (Maicon), Túlio, Maicon e Fernandes; Júlio César e Somália. Técnico: Jorginho

Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Estádio: Pacaembu
Horário: 18 horas

mockup