São Paulo, 22 (AE) - O ataque do Corinthians continua avassalador. Hoje, no Canindé, o atual campeão mundial provou sua força, ao golear a Portuguesa, de virada, por 5 a 2. Em quatro jogos pelo Campeonato Paulista, o time de Oswaldo de Oliveira marcou 17 gols. Na rodada do Paulista, em sete jogos, foram marcados 31 gols. O jogo no Canindé começou com os times procurando o ataque. Mas as más finalizações tiravam a emoção da partida.
Aos 15 minutos, o time inteiro da Portuguesa brigou com Marcelinho. O corintiano não devolveu a bola ao adversário, após a Lusa ter concedido um lateral para que Edu, contundido, fosse atendido. Ao contrário, ele chutou direto, do campo corintiano e
por pouco, não surpreendeu o goleiro Ronaldo. A primeira chance surgiu aos 17, com Leandro. Livre na área, o atacante finalizou mal.
O troco veio aos 21. Ricardinho cruzou e Luizão, de cabeça, obrigou Ronaldo a grande defesa. Mais três minutos e foi a vez de Marcelinho ganhar da zaga pelo alto. Mas ele errou o alvo.
O Corinthians seguiu pressionando e, aos 35, Ricardinho lançou Kléber, que tocou para Luizão. O atacante caiu e não concluiu a jogada. No contra-ataque, João Carlos falhou, Leandro roubou a bola e tocou para Marquinhos, que, quase sem ângulo, abriu o placar: 1 a 0.
Em desvantagem, o Corinthians foi mais ao ataque e se expôs. Teve duas chances, com Edílson e Edu, mas, aos 42, sofreu novo contra-ataque. Marquinhos e Evandro fizeram tabela, antes da conclusão certeira e bonita de Bentinho: 2 a 0. O Corinthians diminuiu no minuto seguinte. Marcelinho bateu escanteio e João Carlos fez 1 a 2.
Na etapa final, a esperada pressão corintiana teve como aliado o cansaço da Lusa. A virada foi questão de tempo. Os gols foram saindo com naturalidade espantosa. O primeiro foi de Marcelinho, aos 11 minutos, numa cobrança perfeita de falta.
Aos 18, Vampeta lançou Kléber, que chutou na trave. A bola tocou nas costas de Ronaldo e sobrou para Ricardinho: 3 a 2. Aos 27, mais um lindo gol. Edílson tabelou com Marcelinho e, com classe, fez 4 a 2. A Lusa torcia para o tempo passar rápido, mas Ricardinho ainda teve tempo para uma grande jogada individual: 5 a 2. Daniel e Luizão receberam o segundo cartão amarelo e não enfrentam o Araçatuba, sábado. Ficha Técnica - Portuguesa de Desportos 2 x 5 Corinthians. Gols Marquinhos aos 35, Bentinho aos 42 e João Carlos aos 43 minutos do primeiro tempo. Marcelinho aos 11, Ricardinho aos 18, Edílson aos 27, Ricardinho aos 36 do segundo. Portuguesa Ronaldo; Denílson (Ricardo Lopes), Élvis, Tinho e Wágner; Simão, Sandro (Alexandre), Marquinhos e Evandro; Leandro e Bentinho (Da Silva). Técnico Nelsinho Baptista. Corinthians Dida; Daniel (Índio), Fábio Luciano, João Carlos e Kléber; Vampeta, Edu, Marcelinho e Ricardinho (Marcos Senna); Edílson (Dinei) e Luizão. Técnico Oswaldo de Oliveira. Juízes Ilson Honorato e Rodrigo Braghetto. Cartão amarelo Daniel e Luizão. Renda e Público Não fornecidos. Local Canindé.