SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Corinthians fez na manhã desta sexta-feira (1º) seu último treino antes de viajar ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, às 16h30 (de Brasília) deste sábado (2), no Maracanã. O técnico Vítor Pereira fez os últimos ajustes em um time bem alternativo, que pode ter apenas um titular em campo no Maracanã. A partida é válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 26 pontos, o time alvinegro tem chance de colar na liderança com uma vitória fora de casa -o líder é o rival Palmeiras, com 29 pontos.

Segundo o clube paulista divulgou, na manhã desta sexta-feira os atletas aptos a treinar em campo fizeram trabalho de posse de bola em espaço reduzido e ensaio de bolas paradas e finalizações. A novidade foi Yuri Alberto, reforço anunciado há dois dias, que participou de parte das atividades com o grupo. O treino foi fechado, sem a presença da imprensa. Em seguida, o elenco almoçou no CT Joaquim Grava e viajou ao Rio de Janeiro.

A tendência no Rio é que VP poupe a maioria dos jogadores que pretende usar na terça-feira (5), no reencontro com o Boca Juniors, em Buenos Aires. Cássio deve ser o único titular em campo. Dos demais, os que têm alguma chance de começar jogando contra o Fluminense são Fábio Santos e Júnior Moraes, que atuaram por poucos minutos no jogo passado, e Cantillo, que estava suspenso na ida das oitavas da Libertadores. Ainda assim, a tendência é que o trio tenha minutos administrados para evitar aumentar ainda mais a lista de desfalques.

O Corinthians tem atualmente nove lesionados: Gil, Fagner, Rafael Ramos, Maycon, Du Queiroz e Renato Augusto têm problemas musculares de diferentes gravidades; Gustavo Mosquito tem tendinite; Paulinho só deve voltar em 2023; e Willian é dúvida depois de deslocar o ombro. Roni não visita o Fluminense porque está suspenso (acúmulo de cartões). Além disso, Ivan e Gustavo Mantuan (negociados com o Zenit) e João Pedro (fim de empréstimo) naturalmente estão fora do jogo. O técnico Vítor Pereira vê os desfalques aumentarem a cada jogo, está há dois meses com sérios problemas médicos no time titular e só teve força máxima à disposição duas vezes desde que assumiu o cargo.

Em 30 jogos no comando do Corinthians, o português só teve o time ideal à disposição para duas partidas. A primeira ainda no Campeonato Paulista, para o clássico contra o Palmeiras, em 17 de maço, e a mais recente em 1º de maio, contra o Fortaleza, justamente na tarde em que Paulinho rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. De lá para cá, 11 jogadores importantes viraram desfalques em algum momento por causa de problemas médicos.

Portanto, uma provável escalação inicial do Corinthians neste sábado tem: Cássio; Léo Mana, Robson Bambu, Robert Renan e Bruno Melo; Xavier (Cantillo), Matheus Araújo e Guilherme Biro; Giovane, Wesley e Felipe Augusto (Júnior Moraes).

O Fluminense, por sua vez, não poderá contar com Nonato e John Kennedy, que cumprem suspensão após terem tomado o terceiro cartão amarelo. Também será a primeira partida do técnico Fernando Diniz sem Luiz Henrique, que foi contratado pelo Betis, da Espanha. Com isso, uma provável escalação do time carioca tem: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André e Yago Felipe (Gustavo); Willian Bigode, Ganso, Jhon Arias; Cano.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: Às 16h30 (de Brasília) deste sábado (2)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)

VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

Transmissão: Premiere