SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A temporada de 2021 não vem sendo fácil para o torcedor do Corinthians. Eliminado pelo arquirrival no Paulista e sem sequer passar pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, o clube alvinegro vê problemas até em uma das suas maiores forças nos últimos anos: a Neo Química Arena.

Desde que a inauguração do estádio em 2014, nunca o alvinegro havia perdido tantos pontos atuando dentro de casa. Na atual temporada, o Corinthians atuou como mandante 15 vezes: venceu seis, empatou quatro e foi derrotado em outros quatro. Os 22 pontos conquistados representam aproveitamento de 48%.

O número é inferior a todos os anos anteriores, ficando abaixo até mesmo da temporada passada, quando os 58% de aproveitamento dos pontos representaram um recorde negativo.

É bem verdade que o problema de queda do aproveitamento dentro de seus domínios não é problema exclusivo do Corinthians. Afetados pela pandemia do novo coronavírus, que impede a presença de público, diversos times que costumavam ser dominantes em casa perderam força.

O Corinthians vem de cinco jogos consecutivos dentro da Neo Química Arena, tendo vencido apenas dois deles: as goleadas pela Copa Sul-Americana depois de o clube já estar eliminado do torneio. Nas últimas duas partidas, protagonizou duplo revés para o Atlético-GO -por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

Desde a inauguração de sua nova casa, a melhor temporada do Corinthians como mandante se deu em 2015, quando perdeu apenas 3 dos 35 jogos disputados e registrou 80% de aproveitamento. Naquele ano, comandado pelo atual técnico da seleção brasileira Tite, o Corinthians levantou o troféu de campeão brasileiro.

Mal em casa, o time alvinegro tenta agora se recuperar longe de seus domínios. O Corinthians visita o América-MG às 16h deste domingo (6), em confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Com duas derrotas até aqui, o técnico Sylvinho tenta sua primeira vitória à frente do clube.

AMÉRICA-MG

Matheus Cavichioli, Diego Ferreira, Anderson, Bauermann e Marlon; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Ademir, Felipe Azevedo e Rodolfo. T.: Lisca

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel, Camacho e Luan; Mateus Vital, Gustavo Mosquito e Jô. T.: Sylvinho

Estádio: Independência, em Belo Horizonte (MG)

Horário: 16h (de Brasília) deste domingo (6)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

Transmissão: TV Globo, SporTV e Premiere