Corinthians está perdendo o apoio do Icatu
PUBLICAÇÃO
domingo, 04 de abril de 1999
Por Paulo Guilherme 
São Paulo, 05 (AE) - O Corinthians está cada vez mais longe de fechar um acordo de parceria com o Banco Icatu. A diretoria do clube ainda não deu a resposta à segunda proposta apresentada pelo banco para investir no Departamento de Futebol do Corinthians. A proposta inicial, que injetaria no clube R$ 26 milhões pelo período de dez anos, foi recusada pelos dirigentes corintianos. Um novo projeto foi apresentado há duas semanas e até agora o banco e o grupo de investidores não receberam resposta. O silêncio dos diretores do Corinthians está sendo interpretado como uma desistência por alguns membros do Icatu.
A novela envolvendo as duas partes arrasta-se há mais de cinco meses. Em outubro do ano passado, o Icatu e o Corinthians assinaram um pré-contrato apresentando as intenções de cada um. O banco daria R$ 3 milhões por mês ao clube e ficaria com toda a receita de bilheterias, direitos de TV, patrocínio no uniforme, contratos com fornecedor de material esportivo entre outras coisas.
O contrato seria assinado em 27 de janeiro, mas, alguns dias antes, o presidente Alberto Dualib cancelou a cerimônia apresentando algumas exigências que o banco teria de cumprir. A proposta do Icatu foi reformulada e até agora o Corinthians não se pronunciou. A reportagem da Agência Estado tentou entrar em contato no dia de hoje com o vice-presidente de Marketing do clube, Edgar Soares, que está cuidando da negociação, mas não obteve sucesso.
Se o acordo com o Icatu não vingar, o sonho de o Corinthians reforçar a equipe com jogadores de maior prestígio acaba frustrado. Nos últimos meses, o clube optou por investimentos mais modestos, como a contratação de jogadores como Pingo, Nenê e Sérgio Lobo.
Solução caseira - A solução que a diretoria do clube começa a estudar é dar uma atenção maior às categorias de base. Este ano, o Corinthians foi campeão da Taça São Paulo de Juniores promovendo para o elenco de profissionais os jogadores Índio, Edu e Fernando Baiano. Ontem, enquanto o time principal perdia para a Portuguesa por 4 a 2, a equipe juvenil sagrava-se campeã da Dallas Cup, a mais importante competição internacional de clubes da categoria. O Corinthians bateu na final o Tottenham Hotspur, da Inglaterra, por 3 a 0. Para chegar ao título, o time dirigido por Roberto Brida bateu equipes do México, Estados Unidos, Alemanha e o Vitória da Bahia.
Já a equipe principal aproveita a semana para repor as energias. O Corinthians volta a jogar sexta-feira. Vai enfrentar o Olimpia do Paraguai, no Pacaembu, pela Libertadores. Domingo, recebe o União Barbarense, também no Pacaembu.


