O Corinthians encerrou a campanha no Campeonato Brasileiro batendo recorde em Porto Alegre, neste domingo (8). O Timão venceu o Grêmio por 3 a 0 e chegou a nove triunfos consecutivos. Foi a maior sequência de vitórias no Brasileirão, feito que só outras duas equipes realizaram na história dos pontos corridos: Internacional (2020) e Atlético-MG (2021).

O atacante Yuri Alberto comandou a vitória, abrindo o placar de pênalti, enquanto que Charles e Memphis completaram, com direito a um golaço do holandês. O camisa nove do Timão foi premiado como artilheiro do Brasileirão e do País. Ele marcou 15 gols na Série A, mesmo número de Alerrandro, do Vitória. Na temporada superou Pedro, do Flamengo, com 31 marcados.

O Corinthians chegou aos 56 pontos, confirmando a sétima colocação da tabela. A equipe já tinha a vaga garantida na Libertadores desde o meio de semana, após a vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro, na penúltima rodada. Já o Grêmio terminou a competição com 45 pontos, na 14º colocação, garantindo a classificação para a Sul-Americana.

DESPEDIDA

Pedro Geromel foi o vilão na última partida pelo Grêmio antes da aposentadoria. O zagueiro fazia bom jogo e segurava o ataque corintiano, porém, cometeu pênalti juvenil em Yuri Alberto, que abriu o placar nos acréscimos do 1º tempo. Mesmo assim, o domingo foi marcado por homenagens ao capitão do Tricolor Gaúcho nas arquibancadas.

O JOGO

O Corinthians dominou a primeira etapa, empurrando o Grêmio para o campo de defesa. A equipe de Ramón Díaz foi mais propositiva, assustou a defesa dos donos da casa nas bolas paradas e ainda acertou 90% dos passes, dando pouquíssima margem para contra-ataques. No entanto, o Grêmio conseguiu segurar o empate até os 45 minutos, pela boa atuação de Pedro Geromel na defesa. O gol saiu nos acréscimos, após o capitão gremista cometer pênalti, e Yuri converter.

O segundo tempo foi mais arrastado. O Timão se manteve melhor, teve boas oportunidades, mas o principal lance foi a bicicleta de Memphis que completou o 3 a 0. Charles também balançou as redes em bom ataque do Corinthians. O ponto negativo do duelo foi uma briga generalizada entre os jogadores no campo que terminou com Dodi e Martínez expulsos.

NO RIO GRANDE DO SUL

Grêmio 0: Caíque; João Pedro, Geromel (Pepê), Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Pavón (Monsalve), Cristaldo (Diego Costa) e Soteldo; Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho

Corinthians 3: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; Raniele (José Martínez), André Carrillo (Alex Santana), Breno Bidon (Charles) e Rodrigo Garro (Romero); Memphis Depay e Yuri Alberto (Talles Magno). Técnico: Ramón Díaz

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA)

Gols: Yuri Alberto (46'/1ºT), Charles (43'/2ºT) e Memphis (48'/2ºT)

Cartões vermelhos: Dodi (GRE) e Martnínez (COR)