Corinthians e Santos abrem tira-teima
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de maio de 2013
Das Agências 
São Paulo Corinthians e Santos se enfrentaram em duas das últimas quatro finais do Campeonato Paulista. Em 2009, comandado por Ronaldo, o Timão levou a melhor. Dois anos depois, foi a vez de Neymar liderar o Peixe na conquista estadual. Em 2013, os rivais farão um tira-teima, que começa hoje no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a partir das 16 horas.
O confronto de volta será disputado no próximo domingo, na Vila Belmiro. Nenhum dos finalistas leva qualquer tipo de vantagem. Em caso de dois resultados iguais, o campeão será definido na cobrança de pênaltis.
Mesmo disputando outras competições de maior importância, o Corinthians a Libertadores e o Santos a Copa do Brasil, as equipes não abrem mão da conquista do Paulistão. No caso do time de Parque São Jorge, seria a manutenção da sequência de conquistas, após o Brasileirão de 2011, a Libertadores e o Mundial de 2012. Para o Peixe, o título também representa muito, já que significaria o tetracampeonato consecutivo, algo que nem a mágica equipe de Pelé conquistou.
Condutas opostas
Os dois técnicos mais longevos entre os clubes da Série A adotaram condutas opostas antes do primeiro jogo da decisão. Muricy Ramalho, do Santos, que busca o único título possível no semestre, surpreendeu ao não confirmar o time que vai a campo.
Tite, técnico do Corinthians até mostrou precaução para evitar "municiar" o colega com informações demais, mas, como de costume, enumerou do goleiro ao centroavante e até revelou uma mudança tática.
"O Danilo vai jogar por dentro (meio), porque o processo de criação tem que ser melhorado. De um lado (direito) joga Romarinho, Emerson (na esquerda), Guerrero na frente e eu no banco, dirigindo", disse o treinador.
Foi uma resposta sobre a queda de rendimento do Corinthians nos dois últimos jogos, contra Boca Juniors (derrota por 1 a 0) e São Paulo (0 a 0). Tite repetirá a formação pela quarta vez consecutiva.
Romarinho tem sido o titular ao lado de Danilo, substituindo o ainda lesionado Renato Augusto. "Foi uma figura de linguagem quando eu disse que não queria municiar o Muricy de informações. Nossos homens de frente sempre se alternam ao longo do jogo. O Danilo começa por dentro, mas isso pode mudar a qualquer momento do jogo", contou.
Dúvidas na Vila
Apesar das dúvidas, Muricy Ramalho deve repetir a formação que mais tem usado neste ano, com quatro defensores e quatro atletas no meio de campo. "Não deve ter grandes mudanças. Não temos muitas opções. É um time que vai jogar como já faz, marcando bem, tentando surpreender o adversário", disse o técnico.
Muricy tem dúvida entre Bruno Peres e Rafael Galhardo na lateral-direita.
Galhardo, que era titular, perdeu o irmão em um acidente automobilístico e foi preservado pelo treinador. Já Bruno Peres tinha sofrido uma lesão no púbis.
A ausência do meia argentino Montillo, que se recupera de lesão na coxa esquerda, é outro problema. Marcos Assunção e Felipe Anderson disputam a vaga de titular.
"A gente sempre espera que o time jogue bem. Mas é importante (os resultados) no futebol brasileiro. Tem de ganhar. E temos feito isso. Temos um time competitivo, que marca bem", encerrou.


