Atibaia, SP, 07 (AE) - Como se não bastassem os inúmeros problemas para escalar o Corinthians (o time tem sete baixas só no meio-campo), a antecipação do jogo contra o Paraná, de domingo para sábado, sepultou os planos do técnico Oswaldo de Oliveira, que pretendia revitalizar a equipe numa espécie de intertemporada em Atibaia. Em vez disso, com um dia a menos de trabalho, ele contabiliza os prejuízos técnicos, enquanto os dirigentes calculam o prejuízo financeiro. Só os jogadores comemoraram a mudança de data porque ganharam o domingo de folga.
"Não vou poder reciclar o time como pretendia, disse Oswaldo. O dia perdido fez com que ele cancelasse um treinamento tático-técnico e uma das sessões de vídeo, com informações sobre os adversários. "Além disso, isso dificultou a recuperação de jogadores, como o Ricardinho, que tem um problema muscular na coxa direita, lamentou Oswaldo. "Se eu soubesse que iria jogar no sábado, pensaria duas vezes antes de vir para Atibaia
acrescentou.
"Nós não viríamos, disse Wilson Santoro, assessor do gerente de Futebol, José Roberto Guimarães. Segundo Santoro, o clube gastou, sem necessidade, uma diária completa para todo o grupo no hotel, em Atibaia.
Além disso, por pouco não fretou um avião para trazer Dida e Vampeta da Holanda, onde jogam sábado pela seleção, em tempo de participarem do jogo contra o Paraná. Com a mudança de data, o aproveitamento deles foi descartado.
"As pessoas que comandam o futebol não são profissionais; só ficamos sabendo oficialmente da antecipação da partida hoje: essa desorganização vai ter que acabar porque as empresas estão investindo muito no esporte, disse.
Quebra-cabeças - Oswaldo se ateve a falar do jogo com o Paraná mesmo porque tem problemas demais para resolver. Ele deve ter sete desfalques só no meio-campo. Vampeta está na seleção. Rincón e Edu, suspensos.
Romeu foi dispensado para resolver problemas particulares. Gilmar, Ricardinho e Luiz Mário estão contundidos. De todos, só Ricardinho tem chances de jogar. Uma opção seria escalar Márcio Costa no meio-campo, mas Oswaldo descartou mexer na zaga.
Assim, Marcos Sena, que está fora do peso ideal, foi confirmado como volante. Seu companheiro deve ser André Santos, que ainda não jogou pelo Brasileiro e nem está inscrito na Mercosul. "O André perdeu cinco quilos e vem tendo um comportamento 100%; jamais reclamou da reserva, elogiou o técnico. Se Ricardinho não puder jogar, entra o ex-júnior Andrezinho. "É impossível manter um padrão de jogo com tantas mudanças, adiantou Oswaldo.
Diante dos problemas, o técnico passou a pensar em reforços para o Mundial Interclubes, em janeiro. "Não é só o Mundial: teremos Rio-São Paulo, Paulista e Copa do Brasil e a seleção vai nos tirar jogadores no Pré-Olímpico e nas eliminatórias. Segundo a diretoria, Oswaldo só pediu atletas para a defesa.
O meia Rincón foi dispensado do treino de hoje pela manhã devido ao nascimento de seu primeiro filho brasileiro: Leonardo André. Marcelinho não treinou nos dois períodos. Com dores musculares, foi poupado.

mockup