SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Apontados como promessas do Corinthians para os próximos anos, o atacante Rodrigo Varanda e o meia Gabriel Pereira perderam espaço no elenco e estão "ganhando um gelo" no CT Joaquim Grava.

Além do baixo rendimento nos treinamentos, algumas situações extracampo foram levadas em consideração para que a última aparição da dupla na lista de relacionados para um jogo do Corinthians tenha sido no dia 26 de maio, contra o River Plate-PAR, pela Copa Sul-Americana.

Os jovens devem seguir pouco prestigiados no confronto com o Red Bull Bragantino às 20h30 desta quarta-feira (16), na Neo Química Arena, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Titular do ataque nos oito primeiros jogos do Corinthians na temporada, o jovem Varanda, de apenas 18 anos, não entra em campo desde 25 de abril, em partida contra o Santos, pelo Paulista. De lá para cá, foi relacionado apenas para 3 dos 11 compromissos da equipe e não chegou a entrar em campo.

O entendimento é de que o atleta não vem correspondendo nos treinamentos e está abaixo de seus concorrentes. Recentemente, Varanda se envolveu em alguns episódios fora de campo que não foram muito bem recebidos internamente, como a aparição sem máscara em uma quadra na zona leste da cidade de São Paulo durante a fase vermelha do plano de contenção do governo no combate à pandemia.

O meia Gabriel Pereira vive uma situação parecida. O jogador sofreu uma lesão muscular no treinamento da última sexta (11), foi entregue ao departamento médico e não pôde ser relacionado para o Dérbi. Apesar disso, o garoto, de apenas 19 anos, foi titular pela última vez no dia 9 de maio, no jogo contra o Novorizontino, quando a comissão técnica utilizou apenas os reservas.

Na sequência, entrou apenas contra o River paraguaio, pela Sul-Americana, e não foi mais chamado para os jogos do Corinthians. Embora talentoso, o meia costuma demonstrar insatisfação pela sua situação no elenco principal. Nos treinamentos, o rendimento não convence a comissão técnica de que merece espaço entre os titulares.

Tanto ele como Varanda ainda não jogaram com Sylvinho e podem ser utilizados em alguns jogos das categorias de base, caso o departamento de futebol entenda que seja necessário para o amadurecimento de ambos.

A diretoria e a comissão técnica do Corinthians estão cientes que a maior carência do elenco está no sistema ofensivo, que hoje conta com poucas peças, mas, mesmo neste cenário, a dupla da base não tem garantido espaço.

Sem eles, o Corinthians deve ir a campo com a seguinte formação contra o Bragantino: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo, Gabriel e Ramiro; Araos, Luan e Matheus Vital.

Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Horário: 20h30 (de Brasília) desta quarta-feira (16)

Árbitro: Thiago Luis Scarascati (SP)

VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)

Transmissão: Premiere