Fernando Tupan
De Curitiba
e Agência Estado
Ofuscada pelo Mundial da FIFA, começa, hoje, a Copa São Paulo de Futebol Juniores. Este ano, o torneio terá um papel fundamental para grandes clubes que, a exemplo de São Paulo, Palmeiras, Fluminense e outros, sem possibilidades de contratar grandes craques por quantias exorbitantes e salários monstruosos, necessitam investir no talento das jovens revelações para disputar os próximos campeonatos regionais. O certame terá a presença de 64 clubes divididos em 16 grupos de quatro cada. A rodada de hoje terá 30 jogos, todos em rodada dupla, na parte da tarde
O Paraná terá três clubes na disputa e a expectativa é das melhores, uma vez que os mesmos fizeram boas campanhas nas últimas edições da competição. Infelizmente sempre morreram na praia. Este ano, Paraná Clube, Atlético Paranaense e Coritiba esperam apagar as vaciladas das campanhas de anos passados. O torneio é uma das maiores oportunidades para os jovens atletas se profissionalizarem.
As delegações amadoras do trio-de-ferro deixaram Curitiba ontem pela manhã e estréiam hoje na 39ª edição do mais tradicional evento da categoria. O Atlético joga às 16 horas, contra o União de Mogi, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. No mesmo grupo, o Rubro-Negro pega o Treze/PB, dia 12, e o Fluminense/RJ, dia 9, com transmissão ao vivo pela CNT.
O primeiro adversário do Coritiba será o Atlético/Sorocaba. No domingo, dia 9, o Coxa pega a Portuguesa, e finalmente dia 12, o Corinthians, de Alagoas. Já o Paraná clube pega hoje o Flamengo/PI, em Barueri. No domingo enfrenta o Comercial/MS, e dia 12, o Vasco/RJ.
O Atlético, depois de uma péssima campanha no Campeonato Paranaense da categoria, tratou de reforçar o elenco. Chegaram os goleiros Alexandre e Sidnei, do Ypiranga de Erechim (RS); o meia-esquerda Godoy, os zagueiros-centrais Altair e Márcio Costa, e o atacante Vandinho, do União de Bandeirantes; o lateral-esquerdo Carlos Eduardo e o lateral-direito Pity, ambos do Londrina, e mais o atacante Márcio, do Garça (SP). O técnico Canhoto ainda espera contar com o centroavante Lucas e o meia Kléberson, ambos incorporados ao elenco profissional.
O Coritiba manteve o time que conquistou o Campeonato Paranaense do ano passado e trouxe três reforços: os laterais Marcinho e Eduardo e o atacante Jabá, todos do União Bandeirante. O comando técnico continua entregue ao treinador Paquito.
A principal mudança no vice-campeão paranaense de Júnior, o Paraná Clube, foi fora de campo. O coordenador Zequinha deixou o clube para trabalhar no futebol chinês. No seu lugar assumiu Sérgio Prestes, o Serginho, ídolo do Pinheiros, Coritiba e Grêmio-RS. No comando técnico continua entregue a Ary Marques que fez um bom trabalho no ano passado, revelado talentos como Ilan, Evandro, Márcio, João Pessoa, entre outros. A grande baixa da equipe na competição é o lateral-esquerdo João Pessoa, com entorse.