COPA DO MUNDO - Londrinenses ganham chance na Seleção
Dois londrinenses viram aumentar e muito suas chances de disputar a Copa do Mundo de Futebol. O lateral-direito Rafinha, que joga no Bayern de Munique, da Alemanha, e o volante Fernandinho, do Manchester City, da Inglaterra, foram convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para o amistoso da seleção brasileira contra a África do Sul, no dia 5 de março, em Johannesburgo, cidade localizada no país africano. Esse será o último amistoso do Brasil antes da convocação final para a Copa do Mundo.
Rafinha, de 28 anos, não era chamado desde a Olimpíada de Pequim, em 2008, quando enfrentou seu então clube, o Schalke 04, também da Alemanha, para conquistar o bronze com o Brasil. Grande parte da convocação ele deve ao técnico Pep Guardiola. Desde que o espanhol multicampeão chegou ao Bayern, Rafinha virou titular e pôde mostrar suas qualidades. Aliás, o espanhol cobrava sempre uma chance a seu pupilo na seleção brasileira.
Já Fernandinho, também de 28 anos, foi campeão mundial Sub-20 em 2003, sendo o autor do gol da vitória por 1 a 0 do Brasil sobre a Espanha na decisão. Ele foi convocado algumas vezes por Mano Menezes, antigo técnico da seleção brasileira, mas vinha sendo preterido por Felipão. Depois de oito temporadas no Shakhtar Donetsk da Ucrânia, se transferiu para o Manchester City no meio do ano passado por incríveis 40 milhões
de euros (cerca de R$ 112 milhões na época). Achava que no forte futebol inglês conseguiria chamar a atenção do treinador da Seleção.
Demorou, mas conseguiu.
Uma partida amistosa é um evento desportivo que faz parte de uma competição, podendo ter fins festivos, de treinamento, de caridade e até mesmo fins lucrativos
Formada pela primeira vez em 20 de agosto de 1914, é a única equipe que jogou em todas as copas do mundo, sendo campeã em cinco edições
O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional





