São Paulo - O Brasil venceu a Coreia do Sul por 4 a 1 nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022 sob a batuta de um jovem que vem se transformando em protagonista da seleção: Vinicius Jr. Apesar da pouca idade, somente 22 anos, o atacante do Real Madrid (ESP) não tem apenas bom futebol, mas já ostenta um currículo invejável.

Vini deixou o Flamengo em 2018 e em quatro temporadas com o Real Madrid conquistou a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes, duas vezes a liga espanhola, duas vezes a Supercopa da Espanha e ainda uma Supercopa Europeia.

"Fico muito feliz de ter alcançado muitas metas que coloquei na minha vida com apenas 22 anos. Quero seguir todo o trabalho que fiz até aqui. Tenho os melhores jogadores ao meu lado, na seleção e no Real Madrid. Se Deus quiser, a gente coloca mais um [título] na lista e depois posso ganhar tudo outra vez", afirmou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (7).

Quando Vini Jr fala que tem os melhores jogadores ao seu lado, ele poderia fundamentar a afirmação com o critério títulos. Nunca uma seleção brasileira disputou uma Copa do Mundo com tantos títulos na bagagem como em 2022 -considerando os títulos mundiais e continentais da prateleira mais alta.

O grupo convocado pelo técnico Tite soma 17 Ligas dos Campeões, nove Libertadores e 11 Mundiais de Clubes. Considerando as três competições são 37 troféus levantados. O líder no quesito é Casemiro com incríveis cinco Ligas dos Campeões e três Mundiais. Dani Alves vem atrás com três Ligas e três Mundiais. Neymar soma uma Liga dos Campeões, uma Libertadores e um Mundial.

Comparativamente, a equipe da Copa de 2018 chegou ao torneio com 27 troféus (11 Ligas dos Campeões, sete Libertadores e nove mundiais). A seleção de 2014 somava, na época da Copa, 23 (dez Ligas dos Campeões, cinco Libertadores e oito Mundiais). O time de 2010 tinha 12 troféus entre os citados, menos do que em 2006 quando a seleção tinha 25 troféus.

Mesmo no ano do pentacampeonato, em 2002, o grupo brasileiro chegou para a Copa do Mundo tendo erguido menos troféus do que o time atual: eram 23, sendo três Ligas dos Campeões, nove Libertadores e 11 Mundiais.

Veja a lista de títulos dos jogadores da seleção brasileira que disputa a Copa do Mundo do Catar 2022:

Alisson: 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial

Weverton: 2 Libertadores

Daniel Alves: 3 Ligas dos Campeões e 3 Mundiais

Danilo: 2 Ligas dos Campeões e 1 Mundial

Alex Sandro: 1 Libertadores

Thiago Silva: 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial

Marquinhos: 1 Libertadores

Éder Militão: 1 Liga dos Campeões

Casemiro: 5 Ligas dos Campeões e 3 Mundiais

Fabinho: 1 Liga dos Campeões*

Éverton Ribeiro: 2 Libertadores

Neymar: 1 Liga dos Campeões, 1 Mundial e 1 Libertadores

Vini Jr: 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial

Rodrygo: 1 Liga dos Campeões

Pedro: 1 Libertadores

*Fabinho estava no elenco do Liverpool campeão mundial de clubes de 2019, mas não foi inscrito no torneio por estar lesionado.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1