Imprensa argentina destaca vitória brasileira
'Olé' exaltou genialidade de Casemiro e a Rádio La Red elegeu a Seleção Brasileira como a melhor no Mundial do Catar
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de novembro de 2022
'Olé' exaltou genialidade de Casemiro e a Rádio La Red elegeu a Seleção Brasileira como a melhor no Mundial do Catar
Redação com Folhapress 

A vitória do Brasil contra a Suíça, por 1 a 0, repercutiu na imprensa mundial. Apesar de não ter conseguido repetir o desempenho do segundo tempo da estreia, contra a Sérvia, o time de Tite garantiu vaga nas oitavas do Mundial do Catar com gol de Casemiro, ao 37 minutos do segundo tempo.
O diário esportivo "Olé", da Argentina, destacou na manchete de seu site a genialidade de Casemiro. Na rádio, o jogo foi transmitido pela La Red, a mais ouvida do esporte em Buenos Aires, capital onde o veículo segue popular como nunca. Na televisão, a TV Pública e a DirecTV mostraram a partida ao vivo levando ao ar os principais comentaristas do país.
No começo do jogo, o locutor Leonardo Gentili, da La Red, questionava a escolha de Tite pelos laterais: "Rasga a história escrita por Cafu, Roberto Carlos e Marcelo", comentou. O comentarista Hugo Balassone elogiou uma imagem no telão dos históricos laterais com o ex-atacante Ronaldo: "É a Família Sagrada do futebol".
Antes do gol de Casemiro, a resistência da Suíça fazia a dupla dizer que "esta poderia ser a Copa das surpresas, quem brilhava na primeira rodada, encolhia na segunda".
O gol anulado pelo VAR gerou uma reclamação genuinamente argentina: "Larguem disso, velho, vim aqui para ver futebol, não esse desenho animado do impedimento".
O gol foi narrado com um fervor dignamente brasileiro: "É um golaço. Um tapa no futebol mal jogado por quem sabe jogar melhor nesta Copa. É a melhor seleção da Copa. É a junção do Real Madrid com a Amarelinha", disse o locutor Leonardo Gentili.
Hugo Balassone completou: "Que tapa. É um tapa no futebol mal jogado", elogiou.
Enrique Macaya Márquez, cobrindo seu 17º Mundial, também fez muitos elogios ao Brasil: "É bem provável que Rodrygo seja o titular já a partir do próximo jogo. Grande jogo de um time que não sentiu a falta de Neymar. Curioso. Este Brasil te dá a sensação de que os reservas são melhores que os titulares. É mesmo um timaço. É o Brasil candidato de sempre".
Antes, ele elogiou muito o goleiro da Suíça: "Se ele for escolhido como o melhor goleiro da Copa do Mundo, terá seus motivos. Seguro, maduro, ótimos reflexos. Nos passa a sensação de ser um digno representante dos melhores tempos da escola europeia".
MUNDO
A atuação regular dos garotos fez a ausência de Neymar ser sentida. Para o jornal francês "L'Équipe", existe vida sem o camisa 10 na seleção brasileira, mas ela é menos bonita.
"A preocupação podia ser vista no rosto dos torcedores brasileiros, faltavam apenas alguns minutos para o fim da partida contra a Suíça e eles caminhavam para um terceiro jogo decisivo contra Camarões. Existe vida sem Neymar, mas é menos bonita, e o Brasil estava experimentando isso nesta segunda-feira. Foi a primeira vez que uma equipe como o Brasil jogou sem seu líder, e o apagão das luzes no estádio pouco antes do intervalo foi perfeito para fins simbólicos", analisou o jornal francês.
O inglês "The Guardian" também lembrou a ausência do camisa 10. "O maravilhoso voleio de Casemiro, despachado com a parte externa do pé direito, impulsionou os favoritos para a fase eliminatória, mas grande parte do jogo enfatizou precisamente por que todo o foco pré-jogo se concentrou em um homem [Neymar] que não a seria capaz de estar em campo."
O espanhol "Marca", que acompanha principalmente o dia a dia do Real Madrid, exaltou Vinicius Júnior. "Neymar, não se preocupe: Vinícius está lá", diz o título da matéria.
"Com Neymar lesionado por vários jogos, a 'canarinha' não tem motivo para se preocupar: Vini pode puxar o carrinho do time de Tite que ainda está em plena forma e que, embora no Estádio 974 tenha sofrido mais do que deveria, mais uma vez deixou claro que está no Qatar para ganhar a Copa do Mundo", afirmou o "Marca".
O "As", também da Espanha, disse que o Brasil demorou para ser Brasil. "O Brasil demorou a ser o Brasil. Um gol de Casemiro, em jogada de Vinícius e Rodrygo, deu a vitória e a classificação para as oitavas de final contra a dura Suíça, que não tem ataque", analisou.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.


