Cerca de 40 pessoas assistiram o jogo do Brasil contra a Suíça no Centro de Convivência do Idoso da Zona Norte, no Conjunto Habitacional Maria Cecília, nesta segunda-feira (28). Um telão foi disposto no espaço e a decoração foi temática, com muitas bexigas e fotos de equipes que conquistaram os títulos anteriores pelo Brasil.

O assessor técnico da Secretaria Municipal do Idoso, Cleir Jorge Brandão, ressaltou que a ideia foi realizar um evento ampliado e diversificado de socialização e lazer. "Isso possibilita que os idosos ocupem a mente e criem uma identidade com o Centro de Convivência do Idoso", enalteceu.

Uma das pessoas mais idosas do grupo é Maria Madalena Viana, de 84 anos. Ela se recorda da época da Copa do Mundo de 1958, tempo em que ela nem tinha rádio para acompanhar as partidas. "A gente morava em Bela Vista do Paraíso e ficava sabendo das partidas pela conversa das pessoas", relembrou. "Mas a mais emocionante foi a de 1994, com o Romário, porque fazia muito tempo que o Brasil não ganhava."

A vendedora aposentada, Maria de Fátima Alexandre, 66, relembrou que acompanhou a copa de 1970 ainda pelo rádio. "Eu não tinha televisão", declarou. Quando Casemiro marcou o gol para o Brasil, ela foi uma das mais empolgadas com a jogada. "Vamos ganhar!", declarou. Quando o juiz apitou o fim da partida, a empolgação tomou conta de todos, que chegaram a dançar Waka Waka, de Shakira, e gravaram uma mensagem de força para Neymar.

Claudemir Ferreira, 70, não se empolgou com o time no primeiro tempo e comparou com o time da Copa de 1970. "Aquele era bem melhor." Mesmo assim comemorou muito quando o Brasil abriu o placar. "Assistir a Copa no CCI é muito gostoso, porque encontramos amigos. E comendo pipoca é melhor ainda."

FISCALIZAÇÃO

Depois dos tumultos registrados na rua Paranaguá (Centro) na quinta-feira (24), a Polícia Militar intensificou as ações de fiscalização na via e designou reforço de pessoal e de viaturas no espaço. A preocupação será estendida para o jogo de sexta-feira (dia 2), quando o jogo será realizado às 16 horas e há a possibilidade de os frequentadores emendarem a comemoração da classificação com o agito do fim de semana. MPPR (Ministério Público do Paraná) solicitou providências para evitar a mesma confusão registrada dias atrás.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.