Copa do Brasil
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de março de 1999
Ed Carlos Rocha 
Atlético, Paraná e Coritiba iniciam hoje o caminho mais curto na tentativa de chegar à Taça Libertadores da América. As três equipes estréiam na Copa do Brasil jogando no Nordeste, às 20h30. O rubro-negro enfrenta o Sampaio Corrêa, em São Luis do Maranhão (MA); o tricolor pega o Camaçari, em Camaçari (BA); e o alviverde o Fortaleza, em Fortaleza (CE). O Atlético participa porque foi o campeão estadual em 98; Paraná e Coritiba, como convidados.
O mais longe que um paranaense esteve na Copa do Brasil foi a semifinal, em 91, quando o Coritiba foi desclassificado pelo Grêmio. O Paraná nunca passou das quartas-de-final. O Atlético não foi além das oitavas. No ano passado, o Atlético não disputou. O Paraná foi eliminado nas quartas-de-final pelo Santos e o Coritiba caiu logo na fase preliminar, contra o Vila Nova (GO).
Para tentativa de ir mais longe, os três clubes estréiam hoje buscando uma vitória por mais de dois gols. É que o regulamento determina que na primeira fase, quando o visitante vence por mais de dois gols de diferença, automaticamente elimina a partida de volta.
O rubro-negro enfrenta o Sampaio Corrêa improvisado. O lateral-direito Luisinho Neto, contundido, não vai poder jogar na lateral-esquerda, na qual já vinha atuando improvisado. A posição será ser ocupada por Bruder. No meio-de-campo, Clóvis, que não jogou contra o Paraná no último sábado pela Copa Sul, porque estava suspenso, está confirmado. A maior preocupação do técnico Antônio Clemente é quanto à a torcida adversária. Segundo Clemente, muitos dos atletas são inexperientes e poderão sentir a pressão.
No Paraná Clube, a ordem do técnico Márcio Araújo é para que o time alie ousadia e cautela. Segundo ele, os jogadores têm que buscar a vitória, se possível por mais de dois gols de diferença, mas não podem se descuidar na defesa. O treinador não poderá contar com o atacante Fernando Diniz, que ainda se recupera de uma dor na virilha. O time será o mesmo que no meio de semana passado venceu o Caxias por 3 a 2 e se classificou para a segunda fase da Copa Sul.
No Coritiba, a novidade é a escalação do meia Mozart na lateral-esquerda. Ele ganha uma chance, já que Fábio Vidal e Rubens não conseguiram se firmar na posição. O técnico Mauro Fernandes pretende surpreender o adversário. Por meio do auxiliar Nedo, que está em Fortaleza já alguns dias, ele obteve várias informações do time cearense. O contra-ataque deverá ser uma das principais armas do Coritiba.


