Imagem ilustrativa da imagem COPA DO BRASIL - Londrina passa vexame e volta desclassificado
| Foto: Marcos Zanutto/03-02-2017



O Londrina viveu uma das noites mais vexatórias da sua história. O time, que ficou em sexto lugar na última Série B e foi convidado a participar da Primeira Liga em 2017, foi eliminado da Copa do Brasil, na noite de quarta, pelo desconhecido Gurupi, do Tocantis, estado sem tradição no futebol brasileiro. O time que disputará a Série D recebeu o apoio da torcida no Estádio Resendão e venceu a partida por 2 a 1.

Antes da partida, o LEC reclamou do gramado e da estrutura do estádio com problemas de iluminação. Assim, a equipe alviceleste volta com uma eliminação vergonhosa, que agrava ainda mais a má fase vivida no Estadual. No Campeonato Paranaense, o Londrina ainda não venceu e precisa de um triunfo no próximo domingo (12) contra o PSTC para diminuir a pressão no início da temporada.

O Gurupi (168º lugar no ranking da CBF) nunca havia vencido em casa em quatro participações da Copa do Brasil e quis o destino que isso acontecesse justo contra o Londrina (45º lugar do ranking da CBF). O Tubarão entrou desligado e logo aos dois minutos de jogo o Gurupi abriu o placar com uma jogada de contra-ataque, com jogada de Patrick. O gol de empate surgiu aos 18 minutos do primeiro tempo reacendendo as esperanças do time alviceleste. Mas, a equipe do Londrina continuou sofrendo com as falhas da defesa. Luizão, Marcondes e o goleiro Alan cometeram deslizes em diversas oportunidades, o que contribuiu para a falta de estabilidade da equipe londrinense. O nervosismo do time londrinense era latente. As jogadas não eram organizadas. O técnico Tencati permaneceu gritando o tempo todo à beira do campo e fez duas mudanças no sistema de defesa, invertendo a posição de Marcondes e Luizão conforme as falhas aconteciam.

O gramado ruim, a má iluminação e a chuva forte foram fatores que prejudicaram o jogo do Londrina, mas o próprio Tencati havia falado antes da partida que esses fatores não poderiam servir de desculpa. Mas foram fatores que contribuíram para o péssimo desempenho. Como a bola não rolava direito, os lançamentos longos e a inversão de jogadas eram as opções para driblar o gramado que possuía quatro tipos de vegetação. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Henrique cobra falta e o goleiro Alan não saiu, a bola quicou e Alan Kardec marcou o segundo gol do Gurupi, resultado que desclassificava o Londrina da Copa do Brasil.

A diferença do volume de jogo era tão grande que o técnico Tencati antes de sair para o intervalo da partida já convocou Lucas Machado e Júlio Pacato para permanecer em campo para fazer o aquecimento com o preparador físico João Carlos no gramado enquanto deu uma bronca nos jogadores pelas falhas.

No retorno do intervalo as mudanças foram feitas e Welisson e França foram sacados. O time londrinense continuou perdido em campo e o Gurupi teve o domínio da partida. A última tentativa de mudança foi a entrada de Fabinho no lugar de Rafael Gava, mas os jogadores do Londrina demonstravam muito cansaço em campo e colocavam as mãos na cintura.
A última chance aconteceu quando Safira fez o gol aos 48 minutos do segundo tempo, mas é anulado por impedimento.

Em Gurupi

Gurupi 2 x 1 Londrina

Gurupi : Matheus, Daylson, Alan Kardek, Helber e Lucas Mineiro; Hemerson, Vinícius Paulista (Paulo Roberto), Ederson e Café ; Jailton (Leonan) e Patrick . Técnico: Roberto Oliveira

Londrina: Alan; Lucas Ramon, Marcondes, Luizão e Igor Miranda; Germano, França (Júlio Pacato), Rafael Gava (Fabinho) e Celsinho; Welisson (Lucas Machado) e Safira. Técnico: Cláudio Tencati

Gols: Patrick aos 2 do primeiro tempo; Safira aos 18 minutos e Alan Kardek aos 22 do primeiro tempo

Árbitros: Rodrigo Batista Raposo (DF)

Local: Estádio Gilberto Resende