Santos - Um time de bem com sua torcida, que encanta a todos. Outro que não consegue engrenar, já trocou de treinador e, mesmo assim, vem decepcionando seus seguidores. Este é o enredo do clássico entre Santos e Palmeiras, que acontece hoje na Vila Belmiro, a partir das 17 horas.
O time da casa lidera o Campeonato Paulista, com 32 pontos, e está praticamente classificado para a semifinal. Já os visitantes estão fora do G-4 - iniciaram a rodada em 8º lugar, com 19 pontos, a quatro do Corinthians, o quarto colocado - e não podem mais perder pontos, se quiserem continuar sonhando com a vaga na próxima fase.
Com o time voando em campo, o técnico santista Dorival Júnior não vê necessidade de fazer mistério para o clássico e anunciou o time ainda na sexta-feira. Já Antônio Carlos promete revelar a escalação palmeirense apenas no vestiário, momentos antes do início do duelo.
No Santos, quem vem de uma incrível goleada de 10 a 0 sobre o Naviraiense pela Copa do Brasil, a novidade é o retorno de Wesley, poupado na quarta-feira. Ele ocupará a lateral-direita, no lugar de Maranhão.
Com a mudança o time terá dois laterais - Wesley e Pará - três meias - Arouca (teoricamente será volante de marcação), Marquinhos e Paulo Henrique Ganso, e trio de frente, composto por Robinho, André e Neymar. ''Eu não tenho o que esconder'', ressaltou Dorival.
A sua dúvida é quanto à formação do Palmeiras, o que poderá determinar a maneira de o Santos começar o jogo. Tanto poderá ser como contra o Corinthians, marcando pressão, sem deixar a zaga adversária respirar, ou fechando mais o meio, esperando a chance de tentar o gol em contra-ataques em velocidade. ''Trabalho com três hipóteses de formação do Palmeiras'', disse o treinador santista, sem revelar quais são.
Apesar do mistério, é muito pouco provável que o Palmeiras abra mão do esquema utilizado desde que Antônio Carlos assumiu. Ele abertamente já declarou ser contrário a improvisações e três volantes. A formação ideal é sempre uma linha de quatro na zaga, dois cabeças de área, dois meias e dois no ataque. Seria uma gigantesca surpresa se isso mudasse justamente contra o Santos.
Mas o comandante prefere deixar - ou pelo menos tentar deixar - um pingo de dúvida na cabeça de Dorival Júnior. ''Vamos jogar da mesma maneira como estávamos jogando até agora. Adotamos o mesmo esquema desde o primeiro jogo e vamos mantê-lo contra o Santos'', finalizou o técnico, que terá o retorno de Diego Souza.




EM SANTOS

Santos


Felipe; Wesley, Edu Dracena, Durval e Pará; Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Robinho, André e Neymar. Técnico: Dorival Júnior

Palmeiras


Marcos; Wendel, Léo, Danilo e Eduardo; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Diego Souza; Éwerthon (Lenny) e Robert. Técnico: Antônio Carlos

Árbitro: Antonio Rogério do Prado
Estádio: Vila Belmiro
Horário: 17 horas

mockup