O Campeonato Brasileiro chega ao fim nesta quinta-feira (25) e todas as atenções estarão voltadas para o Morumbi e o Beira-Rio. De São Paulo ou de Porto Alegre sairá o campeão nacional de 2020. Todos os dez jogos desta última rodada começam às 21h30.

Rogério Ceni tem a chance de levar o Flamengo ao título brasileiro dentro do Morumbi
Rogério Ceni tem a chance de levar o Flamengo ao título brasileiro dentro do Morumbi | Foto: Alexandre Brum/AgenciaEnquadrar/Folhapress

Na capital paulista, o líder Flamengo encara o São Paulo. Com 71 pontos, o rubro-negro depende só de si e uma vitória garante o bicampeonato aos cariocas. Em quarto lugar, com 63 pontos, o Tricolor vem de uma derrota para o lanterna Botafogo e precisa vencer para não correr o risco de perder a vaga direta na fase de grupos da Libertadores da América. O concorrente a esta vaga é o Fluminense, que tem 61 pontos, e recebe o Fortaleza, no Maracanã.

O Flamengo não venceu o São Paulo nesta temporada e acumula três derrotas - pelo Brasileiro e Copa do Brasil. No entanto, o rubro-negro chega embalado e ainda mais motivado após ter assumido pela primeira vez a ponta do campeonato ao vencer o Internacional na última rodada.

O confronto é especial também para o técnico Rogério Ceni, que pode conquistar o seu primeiro título nacional dentro do Morumbi, estádio que contemplou vários dos seus títulos com a camisa do Tricolor. Com exceção de Willian Arão, que segue machucado, o treinador não tem novos problemas e poderá repetir a mesma formação da última partida.

O São Paulo não terá os laterais Reinaldo e Léo Pelé, suspensos. Com isso, a única opção na lateral esquerda é o garoto Welington, 20 anos, e que terá a oportunidade de fazer o seu primeiro jogo na equipe principal. Após cumprir suspensão, Daniel Alves volta ao time.

Campeão do Mundo com o Inter, Abel Braga pode levar o Colorado ao título brasileiro depois de 41 anos
Campeão do Mundo com o Inter, Abel Braga pode levar o Colorado ao título brasileiro depois de 41 anos | Foto: Max Peixoto/Dia Esportivo/Folhapress

No Beira-Rio, o Internacional tenta manter vivo o sonho do título, algo que o Colorado conquistou pela última vez em 1979. Para isso, precisa vencer o Corinthians e torcer por ao menos um empate do Flamengo. O Inter tem 69 pontos, mas em caso de terminar empatado em número de pontos com o rubro-negro leva vantagem no saldo de gols.

O técnico Abel Braga deve escalar uma equipe com duas alterações. Na lateral-direita, Rodinei foi expulso diante do Flamengo e será substituído por Heitor. Já na zaga, Víctor Cuesta retorna após cumprir suspensão automática.

O Corinthians chega à última rodada sem pretensões. Em 10º lugar, com 50 pontos, não tem chances de ir para a Libertadores da América e já tem vaga garantida na Copa Sul-Americana. Apesar disso, o técnico Vagner Mancini garantiu entrega total e vai escalar a equipe titular. Machucados, o lateral Fagner e o atacante Gustavo Mosquito estão fora da partida.

Imagem ilustrativa da imagem Contra paulistas, Flamengo e Internacional decidem o Brasileiro
| Foto: Folha Arte

Rodada

Na parte de baixo da tabela, Sport, Bahia e Fortaleza brigam pela última vaga na Sul-Americana. O Sport soma 42 pontos e depende só dele. O time pernambucano encara o Athletico, na Arena da Baixada.

O Bahia tem 41 pontos e joga contra o Santos na Fonte Nova. Já o Fortaleza, com a mesma pontuação dos baianos, pega o Fluminense.

Com Botafogo, Coritiba e Goiás matematicamente rebaixados, falta apenas a oficialização do último que vai para a série B. E apenas por uma questão matemática o Vasco já não foi declarado rebaixado. O cruzmaltino precisa vencer o Goiás, em São Januário, torcer para o Fortaleza perder e ainda tirar uma diferença de 12 gols no saldo. Algo, na prática, impossível.

Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)

Estádio: Morumbi

Horário: 21h30

São Paulo

Tiago Volpi; Juanfran Bruno Alves, Arboleda e Welington; Luan, Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes. Luciano e Toró (Rojas). Técnico: Marcos Vizolli

Flamengo

Hugo; Isla, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabigol. Técnico: Rogério Ceni

EM PORTO ALEGRE

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Estádio: Beira-Rio

Horário: 21h30

Internacional

Marcelo Lomba; Heitor, Víctor Cuesta, Lucas Ribeiro e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson, Praxedes, Patrick e Caio Vidal; Yuri Alberto. Téc: Abel Braga

Corinthians

Cássio; Michel, Jemerson, Gil e Fábio Santos; Gabriel e Cantillo; Mateus Vital, Cazares e Otero (Gabriel Pereira); Léo Natel. Técnico: Vagner Mancini