O confronto entre Cianorte e Paraná Clube marca a primeira rodada da Copa do Brasil 2021. O sorteio dos jogos foi realizado na terça-feira (2) na sede da CBF. Os 80 clubes participantes dessa fase foram divididos em dez chaves, resultando em 40 partidas. Com jogo único para definir os classificados, os duelos estão marcados para os dias 10 e 17 de março.

Em relação aos outros três paranaenses que jogam a primeira fase, o Coritiba vai enfrentar o União (MT), em Rondonópolis, enquanto o Operário vai até o Maranhão encarar o Juventude, e o FC Cascavel recebe o Figueirense, no estádio Olímpico. O mando de campo nesses confrontos será destinado ao clube de pior colocação no ranking da CBF. As equipes visitantes têm a vantagem do empate.

O torneio seguirá a mesma temática da última edição: as duas primeiras fases com partidas únicas e um classificado. Diferente da fase inicial, em que o visitante tem a vantagem do empate, na segunda, em caso de igualdade, o jogo é decidido nos pênaltis. A terceira e quarta fases passam a ter jogos de ida e volta e os que seguirem na competição terão pela frente as oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.

Para esta edição do torneio, os clubes que antes entravam somente nas oitavas de final entrarão já na terceira fase. O grupo inclui todos os classificados à Copa Libertadores, o nono colocado na última Série A do Campeonato Brasileiro e o campeão da Série B, além dos vencedores da Copa Verde e da Copa Nordeste. São eles: Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Santos (todos classificados para a Libertadores), Athletico (nono colocado no Brasileiro), Chapecoense (campeã da Série B), Brasiliense (campeão da Copa Verde) e Ceará (campeão da Copa do Nordeste). (Com Folhapress)