Confirmado: Londrina não receberá Olimpíadas Escolares
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 06 de julho de 2011
Gilmar Agassi <br> Reportagem Local 
Londrina, definitivamente, não receberá a edição 2011 das Olimpíadas Escolares. O objetivo, agora, é tentar manter os jogos na cidade em 2012. Uma comitiva com representantes de várias entidades londrinenses esteve reunida ontem com secretários estaduais, entre eles, o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral, em Curitiba, na tentativa de reverter a situação, o que não foi possível em função do pouco tempo para os recursos serem viabilizados - cerca de quatro meses.
Na terça-feira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) emitiu comunicado confirmando que Londrina não sediaria a competição neste e no próximo ano, já que a prefeitura alega não ter recursos financeiros. De acordo com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), seriam necessários algo em torno de R$ 1,8 mi para receber as Olimpíadas Escolares - a previsão inicial girava em torno de R$ 800 mil.
De acordo com o presidente do Londrina Convention Visitors e Bureau, Reinaldo Júnior, representantes do governo estadual se comprometeram a entrar em contato com Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral das Olimpíadas Escolares, no sentido de respaldar a realização do evento em Londrina em 2012. ''Estamos vendo com bons olhos essa decisão. Tínhamos dois eventos perdidos, e agora poderemos garantir ao menos um deles. O governo do estado assumirá a responsabilidade pela realização do evento'', disse Júnior.
Ele acrescenta que a decisão da prefeitura de Londrina em não realizar os jogos trará ''efeitos colaterais de grandes proporções''. ''O Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica seria realizado em Londrina, juntamente às Olimpíadas Escolares, mas já foi cancelado. Acho muito difícil o COB trazer outros eventos para Londrina após essa desistência'', lamentou.
As Olimpíadas Escolares seriam realizadas em Londrina, entre 2 e 11 de dezembro, reunindo cerca de 3,5 mil atletas de 12 modalidades.


